5 dicas para o WordPress carregar mais depressa

3 min

As dicas de hoje ajudam-te a fazer o teu blog WordPress carregar mais depressa, por devagar não é definitivamente a maneira de ganhar a corrida, pelo menos no que diz respeito a blogs e websites.

Um site lento pode ser frustrante para os leitores e pode matar por completo o teu posicionamento nos motores de busca. Queremos ajudar-te a melhorar dramaticamente a velocidade do teu blog WordPress. Se usas a plataforma Blogger, lê 5 dicas para o Blogger carregar mais depressa.

 

5 dicas para o WordPress carregar mais depressa

Preparado para descobrir plugins, ferramentas e dicas que fazem milagres? A velocidade a que carrega o teu site é importantíssima, e qualquer altura é uma boa altura para melhorar o desempenho do teu blog e tornares o teu projeto cada vez mais profissional e eficiente. Por isso aponta estas dicas para o teu blog WordPress carregar mais depressa.

Usa um ótimo servidor

O servidor onde tens o teu site alojado desempenha um grande papel na velocidade de carregamento da tua página. Servidores com pouca qualidade, que ficam sobrelotados, podem impedir que o teu site carregue à velocidade recomendada. Recomendamos os servidores da BlueHost ou os da Amen.

Apaga os artigos e comentários acumulados no lixo

É comum que no WordPress se acumulem rascunhos apagados, comentários de spam, entre outros lixos que só dificultam o carregamento do site. Mesmo sendo coisas que não aparecem na homepage, são chamadas sempre que há um acesso e sobrecarregam o servidor. O melhor? Instalar o plugin WP-Optimize que, de forma rotineira, apaga todo o lixo do website deixando-o mais otimizado. Não te preocupes, não irá apagar nada importante.

Otimiza as imagens

Dizemos isto em todos os nossos cursos relacionado com blogging. Se fizeres upload das tuas imagens no tamanho original, está a acrescentar um peso medonho ao teu website. Quanto mais pesada a imagem, mais irá demorar a carregar a página. Por isso procura uma ferramenta, como por exemplo o Pixlr, que permita redimensionares as tuas imagens de forma simples e rápida.
Se já tens muitas imagens e achas que podem estar com dimensões desadequadas, prejudicando o teu website, instala o plugin WP-SmuchIt que irá reduzir o tamanho dos ficheiros de imagem automaticamente, comprimindo-os sem perder qualidade.

Identifica os plguins que estão a deixar o teu site lento

Os plugins são aplicações maravilhosas que nos permitem fazer tudo e mais alguma coisa em poucos cliques. O problema é que há plugins pouco otimizados e, se não temos cuidado, podem prejudicar muito mais do que ajudam.
Uma forma fácil de saberes quais os plugins que sobrecarregam o teu site é instalares o P3 (Plugin Performance Profiler). Este plugin mostra-te exatamente qual o impacto de cada plugin no tempo de carregamento do teu site e permite-te decidir se esses plugins são mesmo essenciais ou se podem ser eliminados – ou substituídos por outros mais otimizados. Depois de correres o P3 e de fazeres esta análise, elimina este plugin. Não vale a pena teres mais uma coisa a carregar o teu site.

Faz uma limpeza profunda ao teu site

Lembra-te que “Menos é mais”, em várias coisas na vida e também nos websites. Livra-te de tudo o que não é essencial e verás uma diferença grande no desempenho da tua página:

  • elimina todos os plugins e widgets e/ou que já não utilizas
  • reduz o número de artigos mostrados na primeira página do blog
  • mostra apenas excertos na homepage no lugar do artigo completo
  • simplifica a tua barra lateral removendo tudo o que é desnecessário
  • limita o número de anúncios, imagens, pop-ups, etc
  • lembra-te que os utilizadores visitam o teu site à procura de bom conteúdo, não à procura de widgets brilhantes e bonequinhos a mexer. Mantem o teu site limpo, minimalista e com destaque para o que realmente interessa.

Aplicaste estas dicas? Estamos ansiosos por saber como correu. Partilha connosco as diferenças que viste no teu website e se estas dicas foram fáceis ou difíceis de meter em prática.

2 comentários

5 dicas para o WordPress carregar mais depressa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto