8 elementos que deves ter na homepage do teu blog

elementos que deves ter na homepage do teu blog
3 min

A homepage do teu blog é a porta de entrada para o teu blog. É como se fosse a capa do livro que tu estás a escrever. Quando entras numa papelaria, sabes que os livros com as capas mais bonitas são aquelas que te chamam mais a atenção. Por isso, a tua homepage deve estar pensada ao detalhe. Não podes deixar escapar pormenores importantes que poderão afastar novos leitores, parceiros e até mesmo marcas para fazeres parcerias.

Há alguns elementos que deves ter na homepage do teu blog e aqui ficarás a conhecer oito deles.

Menu de navegação

Embora pareça óbvio, alguns bloggers esquecem-se de colocar um menu de navegação no topo da sua homepage. É um elemento básico que permite navegar facilmente por entre o site, levando os leitores precisamente onde querem ir. Por isso, cria um menu de navegação visível e intuitivo para facilitares o trabalho aos teus leitores.

Página “Sobre Mim”

Teres uma página “Sobre Mim” no teu menu de navegação é obrigatório. É um espaço privilegiado para te apresentares em profundidade. Já te explicámos anteriormente o que escrever na página Sobre do teu blog, mas podes falar sobre a tua formação, as tuas motivações e sobre os assuntos que os teus leitores poderão encontrar no teu blog.

Página de “Contactos”

Embora seja suposto teres alguns dos teus contactos visíveis diretamente na homepage, uma página de contactos é importante para teres, num único espaço, todas as formas dos teus seguidores, parceiros e marcas chegarem até ti. Para além do teu email e dos links para as redes sociais, poderás incluir também um formulário de contacto.

Mini “Sobre Mim”

Para além da página “Sobre Mim” que poderão encontrar no teu menu de navegação, é importantíssimo teres na uma homepage uma versão mini desse “Sobre Mim”. Nessa seção deve constar:

  • uma fotografia tua (é opcional, embora preferencial)
  • o teu nome (primeiro e último)
  • a tua localização geográfica
  • o email do blog
  • Poderás também acrescentar uma ou duas frases a introduzir o teu blog, explicando os temas que abordas.

Ícones de partilha em redes sociais

As redes sociais são um meio importantíssimo para divulgar os teus artigos. Confirma que tens, junto de cada artigo que apareça na tua homepage (e dentro de cada artigo também), ícones para partilha dos artigos nas redes sociais. Quanto mais visíveis estiverem esses ícones, mais provável é que os leitores partilhem os teus artigos nas suas redes sociais.

Links para redes sociais do blog

Hoje em dia, o número de seguidores que temos nas nossas redes sociais é uma espécie de moeda de troca para as marcas. Para além disso, ter muitos seguidores também transmite mais credibilidade às marcas e aos outros seguidores. Por isso, garante que tens links para as redes sociais do teu blog na homepage. É muito comum encontra-los na barra lateral e, para além de pequenos ícones com links diretos, há também quem use widgets específicos para cada rede social. São elementos mais visuais e, portanto, apelam mais à ação.

Caixa para subscrição por email

Se fazes comunicação por email (se não fazes, devias fazer), recolher emails dos leitores interessados em receber as tuas newsletters e comunicações é fundamental. Coloca uma caixa para subscrição por email para ires recolhendo novos emails e, assim, ires aumentando a tua base de dados. O Mailchimp é uma ferramenta de email marketing que disponibiliza vários widgets (para WordPress e Blogger) para recolha dos emails.

Caixa de pesquisa

Sabes que, naquele blog, falam sobre um determinado produto ou tema mas existem tantos artigos que não sabes onde o encontrar. O que é que fazes? Procuras pela expressão que queres na caixa de pesquisa! Os blogs devem ter, na sua homepage, uma caixa de pesquisa para ajudar os seus leitores a encontrar facilmente os artigos que procuram. E, confessamos, também ajuda os próprios bloggers a encontrar conteúdo antigo.

Tinhas todos estes elementos na tua homepage? Se não, está na altura de a ires configurar e introduzires todos eles.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto