8 mitos que te impedem de ter sucesso como blogger

8 mitos que te impedem de ter sucesso como blogger
5 min

Enquanto blogger é natural que te depare com imensos conselhos online sobre como podes fazer crescer o teu projeto. Se alguns desses conselhos são realmente eficazes, outros fazem-te acreditar em mitos que irão impedir-te de aproveitar totalmente o teu potencial enquanto blogger.

Como blogger que sou, e andando nisto desde 2010, eu própria já me deparei com muitos destes mitos. Para te ajudar a evitar mal entendidos, aqui fica uma lista de mitos relacionados com os blogs para os quais acho que te devo alertar:



Mito 1 – É fácil fazer dinheiro com um blog

Alguns dos teus bloggers favoritos, que já vivem do blog, podem fazer parecer que ganhar dinheiro com um blog é super fácil. Mas a verdade é, eles investiram uma quantidade absurda de tempo para conseguirem chegar onde estão e continuam a investir para se manterem nesse nível.

Não é que seja difícil, mas dá mais trabalho do que pensas!

Para conseguires fazer dinheiro com o teu blog irás precisas de fazer crescer a tua reputação, conhecer extremamente bem a tua audiência, publicar de forma consistente, implementar SEO em todos os teus artigos ou vídeos, e implementar estratégias de marketing para atrair tráfego ao teu blog.

Já não parece tão fácil, pois não?

Se te aplicares afincadamente, em cerca de 3 meses poderás estar a ganhar algum dinheiro com o teu projeto, mas ainda não o suficiente para viveres disso.

Para te ajudar neste processo, criei o Flash Push Ganha Dinheiro com um Blog ou Canal de Youtube. Neste mini-curso completamente online, partilho diferentes formas para rentabilizar o teu blog, como podes aplicá-las e quais são as chaves para começares realmente a faturar. Juntas-te a mim?



Mito 2 – É preciso muito tráfego para ganhar dinheiro

Mentira! Podes ter um blog com pouco tráfego, ou uma conta com poucos seguidores, e fazeres tanto ou mais dinheiro que outros projetos com muito mais tráfego e seguidores. Não em anúncios, mas em produtos e serviços.

A capacidade de um blog gerar dinheiro depende de diversos fatores:

  • a reputação e autoridade do criador de conteúdos;
  • a relevância, para o público-alvo, daquilo que é apresentado;
  • o quão bem escritos, a nível de persuasão e conversão, estão os teus artigos;
  • o quão envolvida está a tua comunidade.

Se conseguires que te reconheçam autoridade na área de abordas – daí a extrema importância de ter um blog de nicho , apresentares à tua audiência produtos e serviços que eles queiram realmente comprar, converteres os leitores em clientes usando o teu conteúdo e teres uma relação tão próxima com a tua audiência que consigas perceber qual o momento certo para apresentar cada produto, ajudando a resolver problemas ou facilitando-lhes a vida de alguma forma, então não terás qualquer problema em fazer dinheiro mesmo com baixo tráfego.

O mais importante é teres o tráfego certo, e não tanto uma grande quantidade se não estiver corretamente segmentada.



Mito 3 – Precisas de publicar todos os dias

A não ser que estejas num nicho super competitivo, em que há muita oferta, não precisas de publicar todos os dias!

Na verdade é até melhor publicares apenas uma vez por semana porque terás mais tempo para escrever artigos de extrema qualidade, muito completos, que a tua audiência irá achar super útil.

Eu cheguei à conclusão que, quando publicava todos os dias, não consiga dar o meu melhor em todos os artigos e muitas vezes acaba a escrever coisas não tão interessantes ou relevantes, apenas para ter algo para publicar. Isto reduzia o envolvimento dos meus leitores, o tempo que passavam no meu site e o número de partilhas. Comprometia também, muitas vezes, o retorno desses seguidores.

Agora que adotei a estratégia de escrever apenas uma vez por semana, consigo artigos muito mais profundos que acabam com imenso sucesso no Google, trazendo-me muito mais visitantes.



Mito 4 – O mundo dos blogs é uma competição

Muitos bloggers em Portugal acham que isto é tudo uma competição e chegam até a não criar relação com outros bloggers. Isto está totalmente errado!

Sim, é excelente tornares-te no blog de topo do teu nicho, mas nunca serás capaz de chegar lá sem o apoio de outros bloggers. Conectares-te com outros bloggers pode ajudar-te num monte de coisas:

  • Divulgação – podem divulgar os blogs uns dos outros junto dos vossos seguidores conseguindo atingir audiências muito maiores
  • Ajudar a resolver problemas – um blogger percebe exatamente o que outro blogger está a passar, e se calhar até tem uma solução que desconhecias para o teu problemas
  • Melhor posicionamento no Google – podes construir backlinks a partir da partilha de outros bloggers. Estes backlinks irão aumentar a autoridade do teu domínio o que ajuda a que o Google posicione melhor só teus artigos.

Deixa de olhar para os blogs como uma competição e trata de fazer amigos dentro do teu nicho! É possível criar amizades verdadeiras e chegar muito mais longe com estas parcerias de coração.



Mito 5 – Ter um blog é caro

Não é, mesmo nada. Menos ainda se comparares com outro tipo de negócios. Ter um blog é um investimento muito mais de tempo do que de dinheiro.

Algumas pessoas acham que terão de pagar centenas de euros para conseguirem montar um blog, quando na verdade é bastante fácil e podem fazê-lo sozinhas.

Se estiveres realmente dedicada ao teu projeto, saberás que o dinheiro que terás de investir (domínio, alojamento, uma boa máquina fotográfica ou um fee de um site de stock images…) é mesmo isso, um investimento, que irás recuperar ao fazeres dinheiro com o teu blog.



Mito 6 – Qualquer alojamento é bom

Não é verdade! Existem vários serviços disponíveis no mercado e cada um tem as suas particularidades. Não é a mesma coisa ter um blog na WebHS ou na Bluehost – os dois alojamentos que eu já experimentei – e ambos têm coisas boas e menos boas.

O quanto percebes ou não de inglês, o quanto percebes ou não deste universo de criação de websites, quanto tráfego tem o teu blog, que tipo de blog é… tudo isso tem impacto na escolha do alojamento.

O meu conselho: a WebHS tem um apoio ao cliente incrível, em português, e é mais intuitivo. A Bluehost tem opções melhores para quem tem projetos maiores, o apoio ao cliente também é bom mas é um “call-center” na Índia o que leva a que muitas vezes haja alguns problemas de entendimento. O site da Bluehost também é mais complexo e pode ser mais confuso para quem está a começar.



Mito 7 – Tens de estar em todas as redes sociais

Ninguém tem tempo para isso!

As redes sociais requerem muita atenção e manutenção por isso, a não ser que tenhas uma equipa de marketing que possa focar-se nisso, o melhor é escolheres apenas aquelas que são mais adequadas para o teu nicho. Se te tentares focar em 10 redes sociais o melhor é cancelares desde já todos os planos da tua vida, para sempre, porque não terás tempo para mais nada.

Se dispersares demasiado também vais acabar por ter uma qualidade inferior em cada rede social, ou seja, não vais conseguir aproveitar todo o potencial de cada uma e trabalhá-las corretamente. É muito mais eficiente seres muito forte em uma ou duas plataformas, do que dividires a tua atenção por muita variedade.

Os algoritmos também estão sempre em mudança, o que significa que volta na volta tens de estudar tudo outra vez e delinear outra estratégia. Imagina o que é fazeres isto para TODAS as redes sociais?

Se não tens a certeza quais as melhores plataformas para o teu tipo de blog e público-alvo, podes fazer alguns testes iniciais e à medida que fores vendo aquelas que funcionam melhor, mantém-te nessas e esquece o resto.

No Maria Gonçalves o Facebook e o Instagram funcionam bem, no Armário Cápsula o Pinterest tem-me trazido imenso tráfego.



Mito 8 – Basta escreveres que os leitores chegarão

De facto, há blogs que têm imensos artigos mas zero tráfego.

O tráfego não acontece! Não é magia!

A maior razão para um blog ter pouco tráfego é não ter um bom trabalho de SEO e não ter uma estratégia inteligente de divulgação. Não basta escreveres conteúdo. Como blogger tens de perceber quem é a tua audiência, o que ela quer, e como chegar até ela. De outra forma vais continuar a escrever para o boneco.



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