Como anunciar um direto no Instagram?

como anunciar um directo no instagram
6 min

Os diretos no Instagram são apenas uma das ferramentas que a plataforma te oferece para te aproximares do teu público. Permite-te, tal como o próprio nome indica, estar em vídeo em tempo real com os teus seguidores, a responder às suas questões e ler os seus comentários. Por ser uma funcionalidade que gera a impressão de intimidade, faz todo o sentido que uses e abuses dela na estratégia do teu projeto. Mas como? No artigo de hoje, quero dar-te a conhecer esta ferramenta e explicar-te como anunciar um direto no Instagram e torná-lo um autêntico sucesso. 

 

Como fazer diretos no Instagram?

Começar um direto no Instagram é muito simples, só tens de:

  • Diretamente no teu feed de notícias, clicar no “+” no canto superior direto. Ao clicares neste botão, vais abrir automaticamente o teu ecrã de stories.
  • Arrasta o teu ecrã da direita para a esquerda, até chegares à opção “direto”.
  • Quando estiveres preparada para começar o teu direto, só tens de clicar no botão do meio para começar.

Durante o direto, podes usufruir de uma série de funcionalidades como adicionar filtros, comentar o teu próprio direto para partilhar links ou informações importantes por exemplo, convidar outras pessoas, utilizar a caixinha de perguntas, enviar o teu direto por mensagem privada ou partilhar uma imagem. Dependendo do tipo de direto que vais fazer, explorar estas funcionalidades pode fazer sentido.

Se nunca fizeste um direto antes, recomendo-te que testes como fazê-lo antes de começares. Apesar de ser super simples, é natural que estejas nervoso numa primeira vez e atrapalhares-te nos primeiros passos só iria deixar-te ainda mais desconfortável.

Quais são as vantagens de fazer diretos no Instagram?

  • Vais estar a criar proximidade com os teus seguidores. Antes de mais, as pessoas estão naturalmente mais receptivas ao formato vídeo. Depois, a interação ao vivo faz sempre com que tenhas a possibilidade de partilhar experiências, contar histórias e aproximar-te de uma forma muito mais íntima com quem te acompanha.
  • É uma excelente forma de trabalhares a tua autoridade. Assumindo que vais escolher uma temática da tua área de atuação, um direto vai permitir-te mostrar o teu nível de conhecimento sobre um determinado assunto. Este trabalho de autoridade é algo que já acontece no feed, no entanto é ainda mais impressionante para os teus seguidores quando o fazes em direto, já que aparentemente estás sem uma “rede de segurança”.
  • Permite-te ganhar mais seguidores quando fazes diretos em parceria. Se optares por te juntar a outra criador de conteúdo para o teu direto, estás a cruzar os vossos públicos. Assim sendo, estás exposto à audiência da outra conta e, se fores cativante o suficiente, vais acabar por ganhar seguidores. Para que isto efetivamente funcione, é importante que escolhas alguém com um público-alvo similar ao teu.
  • Durante o tempo em que estás em direto, vais estar mais exposto aos teus seguidores. Porquê? Porque cada vez que os teus seguidores abrirem o seu feed, vais estar nas primeiras posições na barra superior da tua aplicação.

 

Como anunciar um direto no Instagram e torná-lo num sucesso?

Define uma temática para o teu direto

Antes de mais, primeiros passos. Começa por definir um tema. Exatamente por ires estar em direto com a tua audiência, faz sentido que saibas que temática vais abordar para que possas esquematizar minimamente o conteúdo e preparar-te para que tudo corra da melhor forma possível. Recomendo-te que escolhas um tema que domines minimamente porque é possível que surjam questões sobre o mesmo e quanto mais confiança mostrares a responder às mesmas, melhor.

Ao definires a temática, vais também estar a dizer aos teus seguidores o que podem esperar do teu direto. Se o tema for cativante e for escolhido em concordância com aquelas que são as dificuldades da tua audiência, podes esperar excelentes resultados.

Tem especial atenção à escolha do horário

Deves ter sempre em atenção a escolha do horário para o teu direto. Com toda a honestidade, não existem horários-padrão certos; o que existe é um horário certo para o teu público-alvo e é muito importante que o descubras. Se, por exemplo, o teu público-alvo é mais jovem podes apostar em fazer diretos a seguir ao horário escolar, por exemplo às 18h. Se comunicas maioritariamente para recém-mamãs, pode por exemplo fazer sentido aproveitares aquela que costuma ser a hora da sesta das crianças, depois do almoço. Se comunicas para pessoas com uma vida profissional muito ativa, talvez faça sentido apostar num horário mais tardio (21.30h) para garantir que as pessoas já estão no seu momento de descontração.

Conclusão: tenta reunir o máximo sobre o teu público-alvo para escolheres um horário que funcione para os teus seguidores.

Como anunciar um direto no Instagram?

Quando entras em direto na aplicação, o Instagram notifica de forma automática os teus seguidores no entanto isto não é suficiente. Porquê? Primeiro, porque os teus seguidores podem nem ter as notificações ligadas. Segundo, porque isto não significa que os teus seguidores tenham disponibilidade para estar presentes no teu direto naquele momento. Para garantires que os teus seguidores têm efetivamente esse tempo disponível, deves começar a publicitar o teu direto no mínimo três dias antes, sendo que o ideal é teres uma semana de antecedência.

Mas como anunciar um direto no Instagram? Simples, podes fazê-lo facilmente no teu Instagram stories e no teu feed. Numa fase mais avançada e caso estejas a utilizar o teu direto com um propósito de venda, podes inclusive criar um anúncio simples para o teu direto.

Dentro do Instagram Stories, podes utilizar a seguinte estratégia, por exemplo:

  • Publicar um story com o aviso do direto, com uma semana de antecedência e sempre com um sticker de contagem decrescente para que os teus seguidores possam ligar as notificações. Podes perguntar aos teus seguidores que questões e curiosidades têm sobre o tema que pretendes abordar.
  • Três dias antes do direto, fazer uma sequência de stories onde abordes ligeiramente a temática que vais abordar no direto. Termina a comunicação com um “vamos falar mais sobre este assunto no direto de dia x” ou “vou responder a esta questão no direto de dia x”. Adiciona novamente o story com o aviso do direto, com o sticker da contagem decrescente.
  • No mínimo seis horas antes do direto, colocar novamente o story com a contagem decrescente e fazer uma comunicação em género de lembrete.

Para o feed de Instagram:

  • Podes fazer uma publicação exclusiva para o direto, especialmente se fores guardá-lo no feed. Se não, opta por publicar um ou dois conteúdos sobre a temática, fazendo a referência de que o direto vai existir e que os teus seguidores vão poder esclarecer dúvidas nesse momento.

 

Mantém os teus seguidores envolvidos

Lembra-te: por mais que tenhas conteúdo preparado, nunca te esqueças que estás em direto e que deves interagir com quem está do outro lado. Faz perguntas, conta experiências, pede feedback e dá a devida atenção a cada comentário. Num direto, os seguidores gostam de sentir que aquilo que estão a dizer realmente importa, por isso tira momentos para prestar atenção à tua audiência.

Ao preparares o teu guião, podes colocar já estes pequenos alertas e inclusive pensar sobre aquilo que vais dizer para envolver os teus seguidores. Não tornes o teu direto numa simples exposição de informação – foca-te em criar dinâmicas diferentes, se possível insere algumas estratégias de storytelling, abre espaço para dúvidas, etc.

 

Guardar ou não guardar o direto?

Pergunta para queijinho. Novamente, não há resposta certa – depende da estratégia que estejas a adotar. Se guardares o direto, estás a aproveitar aquele momento para criar conteúdo para os teus seguidores. Além disso, estás a permitir que quem quer realmente assistir e não pôde, possa fazê-lo mais tarde. No entanto, estás a perder a exclusividade do momento.

Se queres efetivamente que esteja muita gente contigo em direto em tempo real, opta por não guardar o direto e diz isso explicitamente em todos os momentos que estiveres a comunicar o live. Isto faz especial sentido se, de alguma forma, quiseres utilizar o direto como estratégia de venda ou trabalhar de uma forma muito afincada o valor da tua imagem, passando a ideia de que este acesso exclusivo que têm a ti é valioso e que têm de aproveitá-lo!

 

Está tudo bem se as coisas não correrem tão bem como esperas.

Por experiência própria, posso dizer-te que é possível que o teu primeiro direto não corra às mil maravilhas. Vão existir constrangimentos dos mais diversos: desde problemas técnicos aos vizinhos barulhentos, passando pelo momento em que te vais esquecer do que dizer ou em que te interrompem com uma chamada. Pode não comparecer o número de pessoas que estavas à espera ou podes ficar nervoso por estar a comunicar para tantas pessoas. Seja como for, já deste o teu primeiro passo e, a partir daqui, é sempreee a subir. Conforme vais ganhando mais conforto, melhor vão correr os teus diretos, vais ver!

Agora que já sabes como anunciar um direto no Instagram, está na hora de agarrares no telemóvel e colocares mãos à obra! Aproveita e segue-me também no Instagram @bloglogia, onde partilho constantemente dicas que te vão ajudar a arrasar no teu percurso de influenciador digital!

 

Lê também: Quanto cobrar por um post no Instagram?

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto