Como conseguir mais visualizações num blog

como conseguir mais visualizações num blog
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As redes sociais têm dominado o mundo e os blogs parece que ficaram um bocadinho para trás. Pelo menos este é o sentimento generalizado dos meus clientes, apesar de eu achar que não é bem verdade. Quando comento que não acho que seja assim perguntam-me logo “então como conseguir mais visualizações num blog?”.

A falta de visualizações pode ser muito desmotivante. Criaste um site, publicas regularmente mas sentes que estás a “falar para o boneco”. Praticamente ninguém te lê e tu até partilhas sempre o link do novo artigo nas redes sociais, só que sem grande sucesso. Soa-te familiar?

Creio que há várias razões para a falta de visualizações num blog, começando desde logo pela mudança brutal que o digital tem sofrido e a forma como as pessoas olham para os blogs hoje em dia – que em nada tem a ver com o que se passava há 5 anos atrás. Mas anda daí, vou dar-te algumas dicas de como podes conseguir mais visualizações num blog e transformares o teu projeto num mega sucesso.

 

Como conseguir mais visualizações num blog

Escrever apenas artigos extremamente úteis

Talvez me estejas a ler pela milionesima vez escrever que os blogs de desabafos e conteúdo sem sumo para os leitores não funcionam. E aqui já nem estou a entrar pelo caminho dos blogs de nicho. Antigamente as redes sociais tinham menos impacto no nosso dia a dia, era nos blogs que seguíamos os acontecimentos, a vida das pessoas que admirávamos. Hoje, com redes sociais como o Instagram, a maneira como usamos os blogs é bastante diferente. Neste momento visitamos blogs essencialmente quando estamos a pesquisar sobre algo, quando temos uma dúvida ou um problema. Por isso é indispensável que os artigos do teu blog ajudem os teus leitores de alguma forma, lhes dêem respostas!

 

Ter todos os cuidados de SEO

Mas mesmo que tenhas um artigo maravilhoso, sem que esteja otimizado para os motores de pesquisa dificilmente vais conseguir chegar ao teu público-alvo. Afinal de contas se sabes que determinado conteúdo é normalmente pesquisado no Google, qual o sentido de não criares o teu artigo sobre esse conteúdo com todo o cuidado para ficar bem posicionado no Google? O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização que irá valorizar-te perante os motores de pesquisa e que NUNCA deves descuidar.

Lê também “Como parecer um blogger profissional desde o primeiro dia”

 

Colocar o conteúdo no Pinterest

O Pinterest, ao contrário do que a maioria pensa, não é uma rede social mas sim um motor de pesquisa. E se parares para pensar sobre a utilização que dás à plataforma percebes que não a usas para comunicar com outras pessoas mas sim, na maior parte dos casos, para pesquisar sobre conteúdo que te interessa. Se assim é, então vais querer que os teus conteúdos também estejam na plataforma, para permitir que outros pesquisem por eles, os encontrem. Todos os teus artigos devem estar no Pinterest, com uma imagem otimizada e as palavras-chave certas. Este é um dos maiores segredos de como conseguir mais visualizações num blog que ainda é tão subestimado.

 

Partilhar pelo menos um artigo por dia nas redes sociais

Não importa se escrever dois artigos por semana, ou apenas um. Na verdade, escrever apenas um bom artigo por semana é a periodicidade que mais aconselho aos meus clientes. Nas redes sociais deves continuar a partilhar os artigos antigos, para garantires um fluxo de tráfego constante. À medida que o tempo vai passando vais tendo cada vez mais conteúdo, faz com que pelo menos 90% do teu conteúdo seja intemporal e partilha-o regularmente – para agendar conteúdo diário no meu Facebook uso o Social Champ, uma ferramenta que permite repetir agendamentos para que tenha sempre conteúdo a sair.

 

Ter interligação estratégica entre os artigos

Quando crias conteúdo para o teu blog esse conteúdo deve ter uma lógica, uma estratégia. Não deve ser apenas porque está na moda, porque te apetece ou por não tinhas mais nada para escrever sobre. Ao planeares de forma mais abrangente os teus conteúdos terás a oportunidade de pensar num caminho que o leitor pode fazer a partir de cada uma das tuas publicações. O que pode ler a seguir? E o que deveria ter lido antes? Encaminha-o para esses artigos de forma a mantê-lo no teu site – aumentando o tempo médio no site, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando as visualizações de página. Quanto mais conteúdo lhe deres, mais hipóteses existirão de ficar fã do teu trabalho e querer acompanhar-te mais de perto.

 

Ter um blog é fácil, e ter um bom blog com muitas visualizações e que se torne bastante lucrativo também não é tão difícil como possa parecer. O segredo passa por seguires o que realmente resulta e não apenas o que te apetece fazer. Um blog de sucesso não pode andar ao sabor das tuas vontades, da tua motivação ou do teu tempo livre. Tem de existir uma estratégia, coerência e consistência. É importante que percebas o que o mercado quer, como é que o teu público-alvo interage com cada uma das plataformas que utilizas, o que espera encontrar em cada uma delas e de que forma é que chega até elas. Só tendo todos estes cuidados é que irás ver um resultado final que vale a pena.

O próximo passo é começares a rentabilizar o teu blog. Para te ajudar, criei INFLUENCER A FULL TIME. Neste mini-curso completamente online, partilho diferentes formas para rentabilizar o teu blog, como podes aplicá-las e quais são as chaves para começares realmente a faturar. Juntas-te a mim?

Espero que tenhas gostado destas minhas dicas sobre como conseguir mais visualizações num blog. Não te esqueças de me acompanhar no Instagram em @bloglogia para mais dicas!

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