Como escrever um artigo para blog? O guia passo-a-passo para o sucesso

como escrever um artigo para um blog
4 min

É fantástico teres milhares de seguidores nas tuas redes sociais, mas ainda mais incrível é teres um site com muitas visualizações que possam gerar-te rendimento passivo. Para o teu site ter sucesso, há algumas regras cruciais, sendo que uma das mais importantes é, obviamente, publicar conteúdo de qualidade e de uma forma consistente. Pode parecer que qualquer pessoa consegue escrever um artigo de blog, mas a verdade é que isso não significa que todos os artigos sejam bons. Escrever conteúdo que cative os leitores, esteja otimizado e seja percetível aos motores de busca é uma tarefa que exige alguma prática e, acima de tudo, planeamento. O processo vai tornar-se mais fácil e intuitivo com o hábito, mas é possível que no início te sintas perdida, sem saber por onde começar.

Passo-a-passo para escrever um artigo para blog

Seleciona um tópico

Um dos passos mais cruciais do planeamento passa pela definição da temática sobre a qual vais escrever. Sê sensível aos problemas, dúvidas e necessidades do teu público-alvo e escreve artigos que solucionem essas mesmas questões. Outra boa alternativa é procurares temas de atualidade dentro, obviamente, do teu nicho. Quando optares por um artigo deste género, lembra-te: quanto mais cedo o escreveres, mais chances tens de aparecer melhor posicionada nos motores de pesquisa.

Escolhe a tua frase-chave

Faz uma pequena pesquisa sobre o tópico que queres abordar e define uma frase-chave.  Nesta fase, há que ser estratégica. Se estiveres a escrever um artigo sobre celulite, talvez te sintas tentada a que o teu artigo indexe para a palavra “celulite”. Contudo, consegues imaginar a quantidade de conteúdo que existe com a palavra “celulite”? É mais viável optares por escolher uma frase-chave, como “combater a celulite” ou “eliminar a celulite”.  Para te ajudar na escolha, podes sempre utilizar ferramentas como a Ubersuggest que te permitem ver o nível de procura de cada uma destas frases-chave.

Planeia a construção do teu artigo

Faz uma lista de ideias que o teu artigo deve mesmo incluir para estar completo e informativo. Porque é que isto é importante? Porque os motores de busca privilegiam artigos longos e que contenham todas as palavras associadas à temática. Isto é muito fácil de perceber com este exemplo: o Google sabe que um bolo leva farinha, ovos e açúcar. Como? Porque os artigos com melhor desempenho nesta categoria têm estas palavras, logo novos artigos com estas mesmas palavras serão privilegiados. O bolo não leva farinha? Não faz mal, ao escreveres “bolo sem farinha” estás a incluir a palavra na mesma mantendo a otimização.

Escreve um primeiro rascunho

Coloca mãos à obra e escreve um primeiro rascunho! Tem atenção à pontuação que utilizas e não te esqueças de utilizar parágrafos. Especialmente no momento de construção do artigo, é imperativo dares descanso visual ao teu leitor. Utilizares parágrafos e espaçamentos torna automaticamente o teu artigo mais fácil de ler.

 

Para escrever um bom artigo de blog, não podes esquecer-te da revisão

E quando falo em revisão, não falo apenas da revisão relativamente aos erros. Tem atenção à pontuação, à construção frásica e à facilidade de leitura e compreensão. Depois, dá especial atenção à frase-chave. Tenta ter a noção se estás sempre a utilizá-la corretamente, sempre na mesma ordem e o número de vezes necessária para ser percebida como frase-chave. Podes também utilizar sinónimos, mas num artigo de 700 palavras por exemplo, o ideal é que a mesma esteja presente pelo menos 4 vezes.

 

Finaliza o teu artigo

Utiliza os headings a teu favor

Formata o teu artigo, acrescentando-lhe os títulos e subtítulos que achares necessário. Não te esqueças do poder dos headings relativamente ao SEO. Utilizares a tua frase-chave nos títulos e subtítulos é essencial para um bom desempenho nos motores de pesquisa.

Introduz links internos e externos

Nesta fase, aproveita também para acrescentares links ao teu artigo. No mínimo, o teu artigo deve ter sempre um link interno e um link externo. Um link interno é um link para outra página ou artigo dentro do teu site, enquanto que um link externo é um link que direciona para outro site. Mais um dica: direciona o teu link externo para páginas seguras e confiáveis, contudo opta por não colocar links para artigos que estejam a competir para a mesma frase-chave que tu.

Coloca as imagens

Por último, não te esqueças de finalizar o teu artigo com imagens. Muito importante: as imagens devem ter a frase-chave no texto alternativo (alt text) e no nome do ficheiro. Convém também que não sejam demasiado grandes ou que estejam comprimidas, para não comprometerem a velocidade de abertura da tua página. Existe também uma proporção de imagens para textos incluídas nas regras para escrever um bom artigo de blog. Por exemplo, um artigo até 700 palavras pode ter até duas imagens.

 

Lê também: Como conseguir mais visualizações num blog

E já está, o teu artigo de blog está pronto!

Agora, não te esqueças de agendar a tua publicação e, acima de tudo, de divulgares esta excelente publicação nas tuas redes sociais – aquelas em que o teu público-alvo está presente. Por melhor otimizado que o teu artigo esteja, as visitas provenientes da tua audiência não deixam de ser cruciais. Porquê? Porque quando mais visitas a tua publicação tiver, mais alto se posicionará nos motores de pesquisa.

 

Para facilitar o teu trabalho, criei também um ficheiro de planeamento que te ajudará a não esquecer nenhum ponto na hora de escrever um artigo para blog. Basta preencheres a caixa abaixo e receberás o planner de forma gratuita no teu email ♥

 


.

0

2 comentários

Como escrever um artigo para blog? O guia passo-a-passo para o sucesso

  • Helena Caires

    Olá Maria, tudo bem?

    Obrigada por este artigo muito esclarecedor.

    Fiquei só com uma questão em relação ao link externo.
    Imagina, escrevi um artigo sobre a importância do pequeno-almoço e coloquei um link interno para uma receita de um pão caseiro low carb. Devo colocar um link externo para uma marca existente no mercado de um pão igualmente low carb? Isso não será fazer publicidade a uma marca com quem não tenho qualquer acordo/ligação/negócio?

    Obrigada.

    Beijinho,

    Helena Caires

    0
    • Bloglogia

      Olá Helena, o link externo não tem de ser para um produto. Podes enviar para um artigo de um blog que explique as vantagens de comer pão low carb por exemplo ou para um fõrum/website específico para celiacos… Há várias opções que não têm obrigatoriamente de ser receitas/produto feito.

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto