O que precisas de saber para fazer parcerias com marcas

como fazer parcerias com marcas
4 min

As parcerias com marcas são uma das fontes de rendimento dos criadores de conteúdo mais cobiçadas. No entanto, isso também significa que a concorrência é alta e que, se queres ter boas parcerias, deves prepará-las com o maior cuidado e profissionalismo. Sim, preparar. Não precisas de ficar à espera que as marcas reparem em ti – podes ser tu a fazer o primeiro contacto e apresentar uma proposta de parceria.

Mas como é que vais fazer uma proposta? Nada temas, neste artigo vais perceber que o segredo para entrares em contacto com marcas e conseguir fechar parcerias é ser profissional. Por isso, e antes de mais nada, lembra-te que a partir deste momento todo o contacto que tenhas com marcas com as quais queiras um dia vir a trabalhar, deve ser cuidado.

Mas vamos perceber aquilo que é realmente preciso para fazer parceria com marcas?

 

Como fazer parcerias com marcas?

Pesquisa sobre a marca

Antes de fazeres uma proposta de parceria, deves conhecer bem a marca que vais contactar. Faz uma pesquisa sobre a missão e a comunicação desta e tenta perceber se a marca se enquadra com o teu projeto. Deves perceber também qual o público-alvo da marca e se este é compatível com os teus seguidores. Estão alinhados na comunicação? Os teus seguidores procuram aqueles produtos/serviços? Os produtos/serviços da marca vão suprimir uma necessidade dos teus seguidores? Os produtos/serviços estão alinhados com o que consomes ou defendes?

Procura também saber se a marca já trabalhou com marketing de influência anteriormente. Normalmente, quando as marcas já estão a trabalhar com influenciadores, é sempre mais fácil conseguires que a tua proposta de parceria seja aceite.

 

Aproxima-te da marca

Antes de enviares uma proposta de parceria, deves começar a relacionar-te com a marca e mostrar apoio pelo seu trabalho. Isto significa que deves seguir a marca nas redes sociais e interagir com algumas publicações antes de fazeres a tua proposta. Se ainda não tens um grande número de seguidores, faz também sentido que menciones a marca no teu conteúdo.

Para isso, pode fazer sentido que experimentes o produto/serviço e que partilhes a tua experiência nas redes sociais. Desta forma, além de estares a destacar-te perante a marca, estás também a ter um contacto que te mostre que a marca vai de encontro às tuas expectativas e que tem qualidade suficiente para ser apresentada aos teus seguidores. Se não tiveres oportunidade de experimentar o produto/serviço, mostra pelo menos o interesse em experimentar.

Para além desta interação nas redes sociais, deves entrar em contacto com a marca para obter um email para onde possas fazer a tua proposta de parceria. Nunca faças contactos para parcerias através das redes sociais, a menos que a marca o indica – mostra pouco profissionalismo.

 

Apresenta uma estratégia concreta

Na hora de enviar o email de parceria, lembra-te que não basta enviares uma mensagem a dizer que gostavas muito de trabalhar com a marca. Envia um email bem estruturado e profissional, onde apresentes uma proposta de parceria concreta, com uma estratégia pensada para a marca em questão. Diz qual o produto ou serviço que queres comunicar, explica porquê e refere quais as vantagens que acreditas que a vossa parceria possa ter para a marca. Deixa também claro qual a quantidade de conteúdo que pretendes criar e o período em que pretendes realizar a campanha.

Para uma abordagem ainda mais profissional, inclui um media kit, que mostre os resultados que tens no tipo de conteúdo que queres criar para a marca.

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Envia a proposta com tempo

Lembra-te que no marketing e comunicação, as campanhas são sempre realizadas com muito tempo de antecedência. Ou seja, deves enviar a tua proposta de parceria, idealmente dois meses antes da data em que a planeias realizar. Se fizeres um contacto com pouco tempo de antecedência. as marcas já não vão estar disponíveis, porque possivelmente já terão outros planos para essa data.

 

Se queres perceber melhor como funcionam as parcerias e outras formas de tornar o teu projeto de influenciador digital na tua principal fonte de rendimentos, descobre o curso Influencer a Full-Time. Aqui vou explicar-te o que tens de fazer para conseguires resultados incríveis quase no imediato! Este curso prático vai ensinar-te exatamente tudo o que precisas de fazer para faturar  – oh yes!

 

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