As parcerias com marcas são uma das fontes de rendimento dos criadores de conteúdo mais cobiçadas. No entanto, isso também significa que a concorrência é alta e que, se queres ter boas parcerias, deves prepará-las com o maior cuidado e profissionalismo. Sim, preparar. Não precisas de ficar à espera que as marcas reparem em ti – podes ser tu a fazer o primeiro contacto e apresentar uma proposta de parceria.
Mas como é que vais fazer uma proposta? Nada temas, neste artigo vais perceber que o segredo para entrares em contacto com marcas e conseguir fechar parcerias é ser profissional. Por isso, e antes de mais nada, lembra-te que a partir deste momento todo o contacto que tenhas com marcas com as quais queiras um dia vir a trabalhar, deve ser cuidado.
Mas vamos perceber aquilo que é realmente preciso para fazer parceria com marcas?
Como fazer parcerias com marcas?
Pesquisa sobre a marca
Antes de fazeres uma proposta de parceria, deves conhecer bem a marca que vais contactar. Faz uma pesquisa sobre a missão e a comunicação desta e tenta perceber se a marca se enquadra com o teu projeto. Deves perceber também qual o público-alvo da marca e se este é compatível com os teus seguidores. Estão alinhados na comunicação? Os teus seguidores procuram aqueles produtos/serviços? Os produtos/serviços da marca vão suprimir uma necessidade dos teus seguidores? Os produtos/serviços estão alinhados com o que consomes ou defendes?
Procura também saber se a marca já trabalhou com marketing de influência anteriormente. Normalmente, quando as marcas já estão a trabalhar com influenciadores, é sempre mais fácil conseguires que a tua proposta de parceria seja aceite.
Aproxima-te da marca
Antes de enviares uma proposta de parceria, deves começar a relacionar-te com a marca e mostrar apoio pelo seu trabalho. Isto significa que deves seguir a marca nas redes sociais e interagir com algumas publicações antes de fazeres a tua proposta. Se ainda não tens um grande número de seguidores, faz também sentido que menciones a marca no teu conteúdo.
Para isso, pode fazer sentido que experimentes o produto/serviço e que partilhes a tua experiência nas redes sociais. Desta forma, além de estares a destacar-te perante a marca, estás também a ter um contacto que te mostre que a marca vai de encontro às tuas expectativas e que tem qualidade suficiente para ser apresentada aos teus seguidores. Se não tiveres oportunidade de experimentar o produto/serviço, mostra pelo menos o interesse em experimentar.
Para além desta interação nas redes sociais, deves entrar em contacto com a marca para obter um email para onde possas fazer a tua proposta de parceria. Nunca faças contactos para parcerias através das redes sociais, a menos que a marca o indica – mostra pouco profissionalismo.
Apresenta uma estratégia concreta
Na hora de enviar o email de parceria, lembra-te que não basta enviares uma mensagem a dizer que gostavas muito de trabalhar com a marca. Envia um email bem estruturado e profissional, onde apresentes uma proposta de parceria concreta, com uma estratégia pensada para a marca em questão. Diz qual o produto ou serviço que queres comunicar, explica porquê e refere quais as vantagens que acreditas que a vossa parceria possa ter para a marca. Deixa também claro qual a quantidade de conteúdo que pretendes criar e o período em que pretendes realizar a campanha.
Para uma abordagem ainda mais profissional, inclui um media kit, que mostre os resultados que tens no tipo de conteúdo que queres criar para a marca.
Envia a proposta com tempo
Lembra-te que no marketing e comunicação, as campanhas são sempre realizadas com muito tempo de antecedência. Ou seja, deves enviar a tua proposta de parceria, idealmente dois meses antes da data em que a planeias realizar. Se fizeres um contacto com pouco tempo de antecedência. as marcas já não vão estar disponíveis, porque possivelmente já terão outros planos para essa data.
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