Como ganhei 2000 seguidores no Instagram em 24 horas

5 min

Eu sei, “Como ganhei 2000 seguidores no Instagram em 24 horas” pode parecer um título demasiado sensacionalista. Mas é uma história verdadeira e quero mesmo partilhar contigo o rebuliço que foi a minha conta de Instagram nos últimos 6 meses.

Em 2016 o meu blog The Fashion Addicted deu lugar ao blog Oh Maria!, foi mais um rebranding do que uma mudança radical de blog. Apesar de ter tentado mudar um pouco os conteúdos foi bastante difícil manter-me fiel à nova abordagem. Afinal de contas tinham sido 6 anos a partilhar tudo da minha vida e sem a devida organização não consegui manter o Oh Maria! tal como gostaria.

Mas isso provou-me uma coisa muito simples: os blogs de lifestyle já NÃO FUNCIONAM! Se queres ter um blog de lifestyle de sucesso neste momento, tens efetivamente de ter um estilo de vida diferente do normal. Partilhar apenas o teu dia a dia quando é quase igual ao dia a dia da maioria das pessoas, não te vai trazer muito mais do que 2 ou 3 mil seguidores, e com esses números dificilmente irás ganhar dinheiro com o teu projeto.

Durante os dois anos seguintes, de 2016 a 2018, o meu projeto cresceu muito pouco. A fotografia melhorou, mas o conteúdo em si não. Sim, cresci, mas não dei o salto que pretendia com o rebranding. Pelo caminho comecei a falar sobre o conceito de armário cápsula e notei que essa temática tinha muito mais sucesso do que o meu blog comum de lifestyle. A prova viva de que um blog de nicho é o caminho para o crescimento. Em pouco tempo já tinha mais likes em fotografias do Instagram do Armário Cápsula do que nas fotografias do Oh Maria!, inacreditável!

Com o desenvolvimento de todos os meus projetos e o tempo a escassear, em setembro de 2018 decidi cortar de vez com o Oh Maria!. Foi bom, enquanto durou, mas chegou ao fim. Obviamente que, tendo esse Instagram 22 mil seguidores, não queria desperdiçá-los, por isso anunciei que iria dali em diante partilhar as coisas relacionadas com o Armário Cápsula naquela conta. Mudei-lhe o nome e assim comecei.

O resultado foi surreal!

Fotografias tiradas ao espelho, com telemóvel, e em que a minha cabeça nem sequer aparecia. Fotografias do mais simples que existia, atingiram números nunca antes vistos. As pessoas estavam a adorar que eu partilhasse algo tão específico e diferente de todas as outras pessoas da blogosfera portuguesa. Com isto estava nos 22,5 mil seguidores e queria chegar aos 23 mil. Queria crescer um bocadinho e decidi pedir ajuda.

 

 


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Pedir ajuda à comunidade

Comecei por criar um Instagram Story onde pedi ajuda para chegar a este objetivo. Fui muito clara e sincera, pedi que pessoas que gostassem do meu projeto o partilhassem com os seus seguidores e amigos para que mais gente pudesse conhecer-me a mim e ao projeto que estava a desenvolver. O truque aqui é não ter vergonha e não pensar que estamos a ser “pedinchonas”. As pessoas só partilham se quiserem, não as estamos a obrigada. Mas se não lhes pedirmos, dificilmente o vão fazer de forma espontânea.

A adesão foi extraordinária! Tanto pessoas que eram apenas seguidores como outras pessoas também com blogs, foram mais de 250 partilhas no prazo de 24 horas.

 

Troca de partilhas e agradecimento

Em troca, decidi também partilhar uma boa parte dessas pessoas. Não esperava que as partilhas fossem tão massivas e também não queria aborrecer os outros seguidores a partilhar 250 contas, daí não ter partilhado todos os que me partilharam a mim, mas agradeci a todos por mensagem privada, segui muitas dessas pessoas e interagi com as contas delas. Esta é uma forma de agradecimento, uma que considero bastante importante e que devemos tentar fazer sempre. Parece que quando nos transformamos em criadores de conteúdo digital nos comportamos como se estivéssemos acima de alguém. Toda a gente tem de nos seguir mas nós só seguimos pessoas de topo. Chegamos a preocupar-nos mais com o número de pessoas que estamos a seguir do que com o número de seguidores que temos. É uma coisa extremamente parva!

A nossa comunidade gosta de atenção e carinho, e irá ajudar-nos ainda mais se conseguirmos manter uma relação de proximidade com essas pessoas. Deixa de te comportar como se fosses VIP e retribui ao máximo todos os que perdem um bocadinho para te deixar likes, fazer comentários ou enviar mensagens diretas. Ah, e mais! Se és aquela pessoa que quando te pedem algo nunca ajuda, então também não esperes que te ajudem a ti quando te pedirem.

 

Conteúdo que vale a pena

No entanto sei de outras pessoas que já tentaram este método e que não obtiveram os mesmos resultados que eu, e creio que o problema tenha sido o conteúdo. Tenho a certeza que todo este movimento se deveu ao meu conteúdo. Estamos numa altura em que as pessoas se preocupam cada vez mais com poupança, organização, coisas que facilitam a vida, sustentabilidade, e o armário cápsula é tudo isso. A juntar a essas tendências, não há nenhum projeto exclusivamente dedicado ao conceito de armário cápsula em Portugal e as poucas pessoas que falam do assunto não o abordam tão profundamente como eu fiz. Isso tudo conta!

Encontrei no mercado um tema que funcionou, que respondia a necessidades das pessoas e que motivou a que uns partilhassem e os outros, deparados com essa partilha, tivessem curiosidade e viessem espreitar. Se fosse só mais um projeto de lifestyle, tenho a certeza absoluta que nem tinha gerado tantas partilhas nem tão pouco tantos seguidores novos.

 

E foi assim que, através de todas estas partilhas, cresci 2000 seguidores em pouco mais de 24 horas. O objetivo era chegar aos 23 mil seguidores e consegui chegar aos 24,6 mil seguidores!!!!

Sei que, se tivesse mantido esse projeto, tinha todo o potencial para crescer ainda mais – sim, depois de tudo isso acabei por deixar também esse projeto de lado e dedicar-me exclusivamente à Bloglogia, com isso perdi quase 1000 seguidores. Descobri um nicho que teve mesmo muita adesão. Apesar deste projeto, a Bloglogia, também estar a ter bastante sucesso, é um nicho bem mais pequenino e para conseguir ter 20 mil seguidores no Instagram iria demorar alguns anos.

Muitos dirão que se era um tema com tanta procura deveria ter continuado, mas nem sempre aquilo que melhor funciona no mercado é o nosso sonho ou é algo que queremos fazer o resto da vida. Sucesso não se mede apenas por número de seguidores no Instagram. Os números não são nada se não nos sentirmos felizes com o que estamos a fazer.

 

Ainda assim, creio que esta pode ser uma história que te ajude a ti a crescer! Não tenhas medo, não tenhas vergonha. As pessoas só irão partilhar se gostarem e quiserem, mas se não pedires dificilmente o farão por livre e espontânea vontade. Chega-te à frente, pede ajuda e retribui da melhor maneira que conseguires!

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