Como instalar o Google Analytics no WordPress

2 min

Independentemente de há quanto tempo têm os seus blogs, há ainda muita gente que não sabe como instalar o Google Analytics no WordPress e por isso continua ser aceder ao dados importantíssimos que esta ferramenta nos pode fornecer.

O Google Analytics é uma ferramente extremamente poderoda que te dá informação sobre como é que os visitantes encontram o teu site, como é que o utilizam, e ajuda-de a descobrir o que é que esses visitantes gostam, de forma a poderes oferecer-lhes isso e fazê-los volta continuamente.

Temos disponível um curso especialmente dedicado a Google Analytics para iniciantes onde te explicamos como utilizar esta ferramenta e te ajudamos a perceer os dados que fornece, mas enquanto não te inscreves no curso queremos garantir que pelo menos tens o Google Analytics instalado no teu site e a recolher dados para mais tarde utilizares, mesmo que agora ainda não saibas como.

O artigo de hoje é sobre como instalar o Google Analytics no WordPress, mas se és um utilizador Blogger lê o artigo “Como instalar o Google Analytics no Blogger” para teres todas as instruções adequadas ao teu site.

Alertamos para o facto de o tutorial abaixo ser para o WordPress.org, no WordPress.com não é possível instalar o Google Analytics estando limitado a utilizar as estatísticas fornecidas pelo próprio WordPress.com, que não são tão confiáveis mas que já te dão alguma noção do estado do teu projeto.

Como configurar uma conta no Google Analytics

Para este tutorial, deverás ter uma conta criada no Google Analytics, por isso antes sequer de irmos ao WordPress deverás seguir estes passos:

  • Acede a google.com/analytics e clica no botão laranja da direita que diz “Criar uma conta”
  • Faz login com a tua conta Gmail ou cria uma para acederes
  • Depois do login irás chegar a uma página que diz “Comece a analisar o tráfego do seu Website em 3 passos” e do lado direito tens uma caixa cinzenta com um botão que diz “Inscrever-se”, clica aí
  • Preenche os dados do teu website e no fim da página clica no botão azul que diz “Obter ID de Controlo”

Depois de configurares a tua conta és direcionado para a página de administrador, onde tens acesso ao ID de controlo e a código que poderás colocar dentro do teu blog para que o Google Analytics leia os dados. Mas como nem todos percebemos de código, o tutorial de hoje pretende ensinar-te como instalar o Google Analytics no WordPress sem qualquer código.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Agora que a tua conta já está criada e configurada é altura de abrires o teu painel de controlo do teu site WordPress e seguires estes passos:

  • Do lado direito vai ao menu “Plugin” » “Adicionar novo”
  • Pesquisa por “Google Analytics by MonsterInsights”
  • Instala e ativa o plugin
  • No menu do lado esquerdo irá surgir a opção “Insights”, passa o rato por cima e clica em “Definições”
  • Clica no botão azul que diz “Autenticar com a sua conta Google”, irá pedir-te para fazeres login com a conta onde configuraste o Google Analytics e deverás selecionar o website correto (no caso de teres mais do que um website na mesma conta de Google Analytics)

E está feito! A partir de agora o Google Analytics conseguirá aceder aos dados do teu site, registá-los e oferecer-te relatórios super completos para que tomes as tuas decisões estratégicas sem perder mais tempo.

Comentários

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto