Como ser um influenciador digital

como ser um influenciador digital
3 min

Como ser um influenciador digital é uma das perguntas que mais recebo. Como academia de mentoria e formação para criadores de conteúdo digital e empreendedores sinto que este post tinha mesmo de existir.

Afinal, o que é um influenciador digital?

É alguém que, através de conteúdos que publica online, tem a capacidade de influenciar comportamentos e decisões de outros devido à sua autoridade, conhecimento, posição ou relação com a sua audiência. Nessas decisões está incluída a decisão de compra.

Provavelmente associais influenciadores digitais a pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais. Em parte, sim, essas pessoas são maioritariamente influenciadores, mas não é o número de seguidores que o define. O que realmente importa é a relação que a pessoa tem com a sua comunidade, se é capaz de chegar até ela e de afetar as suas decisões. Por isso têm vindo a surgir os microinfluenciadores, pessoas com uma comunidade pequena mas com um grande poder de influência sobre ela.

Posto isto, como é que podes ser um influenciador digital, no Instagram, no Youtube e até enquanto blogger?

Como ser um influenciador digital

Há alguns segredos para te tornares um digital influencer e eu vou contar-tos para que possas começar a fazer tudo certinho desde já. Preparado?

Nicho

Um dos segredos para ser um influenciador digital de sucesso é teres um nicho bem específico. E o que é isso? É não falares sobre tudo e mais alguma coisa e focares-te apenas num tema e num segmento de população que se interesse por esse tema. Gostas de beleza? E que tal falares apenas de beleza para peles com acne? Ou beleza para estudantes universitárias? No lugar de falares de beleza em geral e estares a competir com milhares de concorrentes, quanto mais te especificares mais fácil será ganhares destaque.

Conteúdo útil

Porque é que alguém te deve seguir? Pelos teus lindos olhos? Isso dificilmente irá acontecer. Então, preocupa-te em publicar apenas coisas EXTREMAMENTE RELEVANTES para os teus seguidores. Quais os problemas que eles têm? Quais os seus desejos? Os seus medos? As suas necessidades? As suas inseguranças? Ajuda-os a serem e fazerem melhor e tornar-se-ão fiéis.

Comunidade

O maio segredo de todos para ser um influenciador digital é este mesmo, construir uma comunidade. Tens de fazer com que as pessoas sintam que pertencem a alguma coisa, que pertencem a algo maior que elas e que ao fazerem parte são, por si só, mais perto dos seus sonhos e objetivos. Alguns influencers criam hashtags, fazem meetings, arranjam um nome para a sua comunidade… várias coisas que criem a sensação de pertencer a um grupo que transmite uma certa imagem sobre mim.

Interação

De nada te serve fazer tudo o que disse anteriormente se a interação te passa completamente ao lado. E quando falo de interação não falo apenas em responderes a TODOS os comentários e mensagens privadas que te enviam, não, isso é o mínimo que podes fazer. Falo em interagires proativamente com pessoas que são potencialmente tuas seguidoras mas ainda não te conhecem. Onde é que as vais encontrar? Na caixa de comentários de outros influencers da mesma área que tu.

Começar é bem simples na verdade, só vais precisar de :

  • definir o tema específico do qual queres falar e para que segmento vais comunicar;
  • fazer uma lista de dúvidas, necessidades, desejos, problemas… que essas pessoas têm;
  • criar uma conta no Instagram, um canal de Youtube ou um blog;
  • planear conteúdos relevantes, com boa imagem e que respondam diretamente às necessidades que apuraste acima;
  • procurares potenciais seguidores e começares a interagir com eles – SEM NUNCA MENCIONARES DIRETAMENTE O TEU PROJETO – despertando a curiosidade e levando-os a visitar o teu feed/canal/blog;
  • não perderes o foco, lembrares-te sempre qual a razão porque começaste, qual o teu tema e o teu segmento e evitares ao máximo sair dessa linha.

Ainda te sentes perdido?

Podes integrar o Programa de Mentoria da Bloglogia e, com o apoio de um mentor especializado, criar um projeto digital sólido que comece a faturar rapidamente. Ou adquirir o livro “Influencia!”.

Lê também:

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar da concorrência.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Discover Gorgo

Welcome to Gorgo, an author oriented theme.
A place where words matter. Discover without further ado our countless community stories.

Build great relations

Explore all the content form Gorgo community network. Forums, Groups, Members, Posts, Social Wall and many more. You can never get tired of it!

Become a member

Get unlimited access to the best articles on Gorgo and support our  lovely authors. Upgrade Now

Ir para a barra de ferramentas