Como ser um influenciador digital é uma das perguntas que mais recebo. Como academia de mentoria e formação para criadores de conteúdo digital e empreendedores sinto que este post tinha mesmo de existir.
Afinal, o que é um influenciador digital?
É alguém que, através de conteúdos que publica online, tem a capacidade de influenciar comportamentos e decisões de outros devido à sua autoridade, conhecimento, posição ou relação com a sua audiência. Nessas decisões está incluída a decisão de compra.
Provavelmente associais influenciadores digitais a pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais. Em parte, sim, essas pessoas são maioritariamente influenciadores, mas não é o número de seguidores que o define. O que realmente importa é a relação que a pessoa tem com a sua comunidade, se é capaz de chegar até ela e de afetar as suas decisões. Por isso têm vindo a surgir os microinfluenciadores, pessoas com uma comunidade pequena mas com um grande poder de influência sobre ela.
Posto isto, como é que podes ser um influenciador digital, no Instagram, no Youtube e até enquanto blogger?
Como ser um influenciador digital
Há alguns segredos para te tornares um digital influencer e eu vou contar-tos para que possas começar a fazer tudo certinho desde já. Preparado?
Nicho
Um dos segredos para ser um influenciador digital de sucesso é teres um nicho bem específico. E o que é isso? É não falares sobre tudo e mais alguma coisa e focares-te apenas num tema e num segmento de população que se interesse por esse tema. Gostas de beleza? E que tal falares apenas de beleza para peles com acne? Ou beleza para estudantes universitárias? No lugar de falares de beleza em geral e estares a competir com milhares de concorrentes, quanto mais te especificares mais fácil será ganhares destaque.
Conteúdo útil
Porque é que alguém te deve seguir? Pelos teus lindos olhos? Isso dificilmente irá acontecer. Então, preocupa-te em publicar apenas coisas EXTREMAMENTE RELEVANTES para os teus seguidores. Quais os problemas que eles têm? Quais os seus desejos? Os seus medos? As suas necessidades? As suas inseguranças? Ajuda-os a serem e fazerem melhor e tornar-se-ão fiéis.
Comunidade
O maio segredo de todos para ser um influenciador digital é este mesmo, construir uma comunidade. Tens de fazer com que as pessoas sintam que pertencem a alguma coisa, que pertencem a algo maior que elas e que ao fazerem parte são, por si só, mais perto dos seus sonhos e objetivos. Alguns influencers criam hashtags, fazem meetings, arranjam um nome para a sua comunidade… várias coisas que criem a sensação de pertencer a um grupo que transmite uma certa imagem sobre mim.
Interação
De nada te serve fazer tudo o que disse anteriormente se a interação te passa completamente ao lado. E quando falo de interação não falo apenas em responderes a TODOS os comentários e mensagens privadas que te enviam, não, isso é o mínimo que podes fazer. Falo em interagires proativamente com pessoas que são potencialmente tuas seguidoras mas ainda não te conhecem. Onde é que as vais encontrar? Na caixa de comentários de outros influencers da mesma área que tu.
Começar é bem simples na verdade, só vais precisar de :
- definir o tema específico do qual queres falar e para que segmento vais comunicar;
- fazer uma lista de dúvidas, necessidades, desejos, problemas… que essas pessoas têm;
- criar uma conta no Instagram, um canal de Youtube ou um blog;
- planear conteúdos relevantes, com boa imagem e que respondam diretamente às necessidades que apuraste acima;
- procurares potenciais seguidores e começares a interagir com eles – SEM NUNCA MENCIONARES DIRETAMENTE O TEU PROJETO – despertando a curiosidade e levando-os a visitar o teu feed/canal/blog;
- não perderes o foco, lembrares-te sempre qual a razão porque começaste, qual o teu tema e o teu segmento e evitares ao máximo sair dessa linha.
Ainda te sentes perdido? Experimenta adquirir o livro “Influencia!”.
Lê também: