Como usar o Pinterest para crescer como influencer

Como usar o Pinterest para crescer como influencer
3 min

Usar o Pinterest para crescer como Influencer pode ser a decisão mais acertada que tomarás para o teu projeto. Esquece o que toda a gente em Portugal está a fazer, que determina que quem chega ao topo é quem tem mais dinheiro para investir e melhores contactos, e foca-te nas coisas que podes controlar.

O Pinterest é um motor de busca em crescente, que já conta com mais de 400 milhões de utilizadores mensais em todo o mundo. Por norma, quem usa o Pinterest está à procura de inspiração no geral, ou para obter informação sobre um determinado tema específico. E se ainda não estás a aproveitar tudo o que esta plataforma tem para te dar, estás a perder uma grande e boa oportunidade.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Pinterest não é uma rede social e, apesar de poderes seguir, comentar e trocar mensagens com outros utilizadores, o seu foco não está na interação, mas sim na procura e no consumo de conteúdo. Desta forma, torna-se uma plataforma quase obrigatória, na qual todos os criadores de conteúdo devem estar presentes. Até porque é o sítio certo para seres encontrado por quem procura e está verdadeiramente interessado no nicho e tema do teu projeto.

Em Portugal ainda são poucos os criadores de conteúdo que usam o Pinterest, mas isso não deve ser uma razão para não o fazeres. Ser diferente é bom. E neste caso específico é ainda melhor, porque é sinal que tens menos concorrência.

Crescer no Pinterest pode demorar algum tempo e, definitivamente, vais precisar de te focar muito muito, em especial no início. Mas, acredita, os resultados vão valer muito a pena e quando começarem a aparecer só te vais arrepender de não ter começado mais cedo.

 

Lê também: Como ganhei 2000 seguidores no Instagram, em 24 horas

 

Passo a passo para usar o Pinterest para crescer como Influencer

Cria uma conta profissional

Cria uma conta profissional no Pinterest e associa-a ao teu site e redes sociais em que o teu projeto esteja presente. Escreve uma apresentação no “sobre” em que resumas o teu projeto com o máximo de palavras-chave possíveis. Mas, que façam sentido!

Deves ter uma conta profissional separada da tua conta pessoal, pois com esta opção tens a oportunidade de aceder a informação sobre estatísticas e fazer anúncios.

 

Cria pins apelativos para os teus artigos do blog

Para cada artigo que publiques no teu blog deves criar, pelo menos, um pin, no qual deves incluir o link desse mesmo artigo e usar palavras-chave na descrição. Assim as pessoas podem ir diretamente para o teu site e vais gerar mais tráfego orgânico para o teu site e, por consequência, aumentar a tua notoriedade.

Os teus pins devem ter uma imagem atrativa, com fotos bem iluminadas e texto grande e apelativo, para despertar a atenção do público.

 

Cria álbuns para diferentes categorias

Deves rechear o teu perfil com vários álbuns para categorias diferentes dentro do teu nicho. Certifica-te que tens álbuns mais generalistas e outros mais específicos, sendo que os principais devem coincidir com as categorias do teu blog.

 

Otimiza o teu perfil com palavras-chave

Seja a descrição do teu perfil, ou os títulos e a descrição dos teus álbuns e dos teus pins, deves sempre otimizar tudo o que escreves com palavras-chave relacionadas com o nicho do teu projeto. Desta forma, cada vez que alguém interessado no tema que abordas procurar por ele, tens mais probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa. Esta é mesmo a melhor forma de usar o Pinterest para crescer como Influencer, porque te irá destacar dentro do teu nicho.

 

Guarda pins de outros utilizadores

Não fiques apenas pelos teus pins. Para o Pinterest, é importante que guardes pins de outros utilizadores nos teus álbuns. Desde que estejam relacionados com o teu nicho, claro. Por isso, na tua visita diária a esta plataforma certifica-te que partilhas sempre entre 20 a 30 pins de terceiros.

 

Sê consistente

Tal como acontece nas restantes plataformas, no Pinterest, a consistência é muito importante. Deves criar entre 3 a 5 pins sobre os teus artigos por semana e distribuí-los pelos teus álbuns. Além disso, não esqueces de reservar um tempo todos os dias para estar na plataforma e partilhar outros pins além dos teus.

 

Já utilizavas o Pinterest para potenciar o teu projeto como influencer? Se ainda não, talvez esteja na hora de pôr mãos à obra e começares a crescer. O curso “Influencer a Full-time” pode ser uma boa ajuda para desbloqueares o teu crescimento e fazeres explodir os teus resultados.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto