6 dicas para criar títulos atrativos para o teu blog

como criar títulos atrativos
3 min

Escreveste um artigo incrível, desenhado a pensar nas preocupações do teu público-alvo e escolheste a imagem perfeita. Fizeste a divulgação nas tuas redes e na tua newsletter e no final do dia, os resultados foram péssimos. O que é que está a falhar? Provavelmente, o título. Criar títulos atrativos para o teu blog pode ser um desafio. São poucas palavras para tentar despertar uma série de emoções no utilizador e deixá-lo curioso o suficiente para clicar e ler o teu conteúdo, sem dúvida. Mas quando bem conseguido, um bom título faz toda a diferença no desempenho do teu artigo.

 

6 Dicas para criar títulos atrativos para o teu blog

Presta atenção ao teu próprio comportamento como utilizador

Todos os dias és confrontada com títulos, não só de blogs mas títulos em jornais, em revistas, nos próprios vídeos de Youtube… Em todos os casos, tens uma determinada reação a estes títulos. Podes ignorá-los, sentir-te curiosa ou cativada o suficiente para efetivamente ler ou ver o seu conteúdo ou, inclusive, sentir-te ofendida de alguma forma.

Começares a prestar atenção à forma como reages aos diferentes títulos pode ajudar-te bastante na criação das fórmulas certas para o teu público-alvo. Primeiro, porque conheces o teu público-alvo como ninguém e, depois, porque consegues perceber se a reação que tiveste poderá ser a mesma que o teu público-alvo terá. Assim sendo, foca-te em perceber o que é que te faz clicar em determinado artigo e traz essa características para os teus próprios títulos.

 

Torna percetível aos utilizadores o que vão conseguir ao clicar naquele título

Lembra-te sempre que o título funciona como uma porta para o conteúdo do teu artigo: os utilizadores só vão querer entrar se lá dentro estiver o que procuram. Partindo do início que já estás a criar o conteúdo que o teu público-alvo quer ler, o passo seguinte é certificares-te que a “porta” reflete isso. Utiliza sempre no título palavras que efetivamente ilustram o conteúdo do artigo e tenta sempre que estas estejam enquadradas na proposta de valor do mesmo.

Não te esqueças também que é imperativo entregar ao utilizador aquilo que prometes. Por exemplo, se no teu título prometes “5 formas de escreveres títulos criativos”, não entregues apenas uma. Se por acaso queres ensinar ao utilizador “como utilizar uma máquina x”, o teu artigo deve explicar exatamente como utilizar a máquina x. Se prometes um produto-íman, oferece-o. Estes gestos causam uma melhor experiência ao utilizador, convidando-o a regressar.

 

Utiliza números nos teus títulos

É engraçado, mas isto é real: títulos com números tendem a funcionar especialmente bem. Há vários especialistas que, inclusive, referem que os números podem duplicar ou triplicar o número de cliques. Trata-se de algo inerente porque, de algum modo, associamos os números a soluções e a eficácia.

Podes utilizar números nos teus títulos para delimitar o teu conteúdo, dizendo por exemplo o número de soluções que ofereces – como é o caso deste artigo – ou para demonstrar a proposta de valor do teu conteúdo. Por exemplo, se o que estás a oferecer é uma solução que possibilita que o utilizador poupe tempo, utiliza algo como “como escrever títulos atrativos em 30 minutos ou menos”. Se vai fazer com que duplique as vendas, diz “como escrever títulos que aumentam as vendas em 50%”. Mas já sabes: atenção às promessas vazias.

 

Sê estratégica na escolha das palavras

Neil Patel, o criador de uma das ferramentas que mais utilizo, o Ubersuggest, fez vários estudos sobre a aceitação de títulos e concluiu que o público reage a 5 sentimentos: à curiosidade, à surpresa, ao interesse, ao espanto e à incerteza. Conseguir trazer estas emoções ao utilizador apenas através de um título aumenta as probabilidades de clique em 80%.

Os leitores querem sentir-se representados e desafiados pelo que lêem. Querem ver os seus problemas resolvidos ou sentir que fazem parte de algo – mesmo que esse algo seja uma dificuldade. Transmitir sentimentos através de simples palavras pode parecer desafiante, mas os gatilhos mentais ajudam imenso. 

 

Não te esqueças do SEO!

Sem dúvida que é importante criar títulos atrativos para o teu blog, no entanto não te esqueças da importância das escolhas estratégicas para o teu posicionamento nos motores de busca. A frase-chave que escolheste deve estar no teu título, conforme a definiste. Ou seja, se estás a indexar o teu artigo para a frase-chave “como escrever títulos atrativos”, o título deve apresentar as palavras exatamente nesta ordem. Se estás familiarizado com as técnicas de SEO, sabes o peso que os títulos podem ter, por isso sê inteligente nas tuas escolhas.

 

Criar títulos atrativos para o teu blog implica tentativa-erro…

E muita, muita experiência! O que recomendo é que, para cada artigo, escrevas um mínimo de 10 títulos. Analisa bem as palavras-chave que estás a escolher e tenta percecionar o impacto que cada um dos títulos tem em ti. Até ganhares este tacto, podes perfeitamente pedir ajuda a quem te rodeia – pergunta o que sente que é realmente mais apelativo, o que esperam de cada um daqueles títulos.

 

Criar títulos atrativos para o teu blog vai sendo cada vez mais fácil à medida que avanças, como menciono tantas vezes com as estratégias de SEO, por exemplo. Alguma dica para criar títulos atrativos que queiras partilhar connosco?

0

Comentários

6 dicas para criar títulos atrativos para o teu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto