10 bancos de fotografias gratuitos para usares no teu blog

10 plataformas para deixar o teu blog ainda mais atrativo
3 min

É inevitável começar este artigo com um clichéUma imagem vale mais que mil palavras.

De facto, um blog com uma má qualidade em termos de imagem pode ter os dias contados, afinal, se pensares bem nos teus blogs preferidos vais descobrir uma característica comum, fotografias inspiradoras e cheias de qualidade.

No entanto, nem sempre é fácil sermos nós próprios a captar todas as imagens que utilizamos, por falta de tempo, inexperiência, ou qualquer outro motivo. Mas, para superar essa lacuna, existe um incontável número de ferramentas que podem ajudar.

É também importante lembrar que, um blog que está no início, tem alguns custos associados e ainda não gera receita, pelo que, fazer um investimento em fotografias de qualidade pode ser bastante complicado. Foi por essa razão que me lembrei de fazer um artigo com ótimas ferramentas gratuitas, relacionadas com fotografia e que podem deixar o teu blog e redes sociais, ainda mais atrativos.

Em primeiro lugar, precisamos de recolher o material que nos interessa, por isso, vou sugerir alguns bancos de imagens gratuitas, diferentes e cada um com as suas valências. Depois, porque uma imagem deve ser personalizada, falo de editores, ou compositores de imagens, como gosto de lhes chamar, que te vão permitir adequar, cada uma delas, ao seu propósito.

Bancos de imagens gratuitos

Existem muitos bancos de imagens gratuitos, todos eles com características diferentes, mais ou menos organizados, uns direcionados a um tema específico, outros mais abrangentes, uns mais criativos, outros mais focados no meio empresarial, daí a grande dificuldade em escolher o que te pode ser mais útil. Por isso, fiz um resumo dos que mais utilizo e que podem servir vários fins.

Pixabay – este é um banco que também tem alguns vídeos mas é especialmente forte em imagens. É um dos mais conhecidos o que pode levar a que outros bloggers tenham imagens semelhantes às tuas. Contudo, com alguma edição e uns cortes aqui, outros ali, tens o problema resolvido.

PicJumbo – uma das plataformas com mais qualidade e variedade. Se te é desconhecida, tenho a certeza que te vais surpreender com as imagens que vais encontrar por lá.

Unsplash  – um site com muita variedade de fotografias, com actualização regular, mas que peca pela falta de organização por temas. No entanto, quem tiver tempo para uma procura intensiva, pode ficar muito surpreendido pela positiva.

Gratisography – para quem gosta de fotografias originais, divertidas e diferentes. É, sem dúvida, o banco gratuito com imagens mais criativas.

Foodiesfeed – uma plataforma de nicho onde podes encontrar todo os tipo de fotografias relacionadas com comida.

Pexels – um dos sites com mais actualização, todos os dias há novas fotografias, para todos os gostos. Outra grande vantagem é a sua organização.

 

Editores de imagens gratuitos

Existem quase em tanta quantidade como os bancos de fotografias mas, alguns são pouco user friendly, outros muito limitados, outros têm um layout demasiado complicado, por isso, quero apenas mencionar aqueles que utilizo e de que mais gosto.

Uns são especialmente importantes para redimensionar imagens, nomeadamente para encaixarem, na perfeição, em cada rede social, outros são de edição facilitada e outros ainda são particularmente destinados a profissionais.

Canva – para além da possibilidade de editar imagens, onde tem algumas lacunas, há formatos e ideias de layouts para todas as exigências no que respeita a redes sociais, (capa e postagens de Facebook, capa de  Youtube, images para Instagram, entre muitos outros).

Picmonkey –  ideal para quem não percebe muito de edição de fotografia uma vez que, dispõe de filtros e layouts que permitem deixar as fotografias mais bonitas, em poucos passos. É bastante mais completo, em termos de edição, do que o Canva e também permite a adequação a algumas redes sociais.

Fotor – um dos editores mais completos no que se refere a filtros e efeitos pré definidos, o que ajuda muito quem ainda percebe pouco de edição de imagem. Uma das vantagens é o facto de não ser preciso qualquer registo para a sua utilização. Um aspecto negativo é o facto de alguns filtros tirarem qualidade às imagens.

Sumopaint – um editor muito parecido com o Photoshop, com uma versão gratuita e outra paga, bastante mais completa. Tem a grande vantagem de se poder trabalhar online, o que permite a sua utilização em qualquer computador. É ideal para quem já tem alguma experiência em edição fotográfica.

Depois de toda esta panóplia de recursos vai ser muita mais simples deixares o teu blog irrepreensivel.

Susana Rosa

Economisses

0

6 comentários

10 bancos de fotografias gratuitos para usares no teu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto