Marketing de afiliados para criadores de conteúdo: sim ou não?

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Especialmente quando estás a iniciar-te como criador de conteúdo, ganhar dinheiro com o teu trabalho pode parecer difícil. Os números continuam a ser algo para que as marcas olham e podes ainda não ter atingido o patamar em que querem trabalhar contigo. Mas se achas que isso significa que não podes rentabilizar o teu trabalho, estás muito enganado! Aliás, mesmo quando já estás na área de uma forma sólida, teres um fluxo de rendimentos contínuo pode ser um desafio. O truque? Apostar em formas que te permitam ganhar dinheiro que dependam EXCLUSIVAMENTE de ti e da tua influência. E é aqui que entra a minha sugestão de marketing de afiliados para criadores de conteúdo.

 

O que é o marketing de afiliados?

De uma forma muito simples, marketing de afiliados significa venderes produtos ou serviços de outras marcas em troca de uma comissão. Esta comissão, na maioria das vezes, trata-se de uma percentagem do preço do produto, que varia muito mas começa normalmente nos 5% e pode ir até aos 90%. O afiliado (que neste caso és tu, como criador de conteúdo) utiliza links únicos para divulgar esses produtos, que incluem um tracking code, e isto permite que as marcas consigam contabilizar as vendas que chegam através deste link e, desta forma, pagar as comissões.

Ok, mas porque é que as marcas estão dispostas a alinhar no marketing de afiliados? Ainda para mais com criadores de conteúdo sem grandes visualizações ou seguidores?

Porque abrir um programa de afiliados significa ter uma divulgação massiva dos seus produtos e só pagar se existirem efetivamente vendas. Não importa muito o volume da audiência dos afiliados, quantas mais pessoas estiverem a fazer publicidade ao produto maior a probabilidade de vender.

 

Porque é que o marketing de afiliados é importante para os criadores de conteúdo?

Porque o marketing de afiliados te permite rentabilizar o teu projeto A PARTIR DE HOJE.

Quando estás a começar, é difícil encontrar marcas que estejam dispostas a pagar para parcerias quando ainda não tens os números que as mesmas acreditam serem necessários para ter impacto. Só que isso acontece porque a maioria das campanhas com influencers não estão tão focadas nas vendas mas sim no reconhecimento da marca, e para isso é realmente necessária uma audiência com um determinado volume.

No entanto os números altos não significa obrigatoriamente mais vendas. Com apenas 1000 seguidores podes vender mais do que alguém com 10k. Isto porque o teu nível de influência não está diretamente relacionado com o teu número de seguidores. Então, porque não rentabilizá-lo desde o primeiro momento? O marketing de afiliados permite-te fazer dinheiro quer estejas a falar para 10 ou para 10k pessoas.

E não penses que trabalhar com programas de afiliados só é vantajoso no início do teu projeto. Torna-se ainda mais importante à medida que fores tendo mais seguidores e mais visualizações. Normalmente existe uma taxa de conversão que se mantém, e até aumenta, à medida que o teu trabalho é desenvolvido. Se a tua taxa de conversão for de 1% isso significa que por cada 100 visualizações conseguirá fechar uma venda. Então 1000 visualizações significam 10 vendas, e por aí fora.

 

Como funcionam os programas de afiliados?

Para começares a trabalhar com marketing de afiliados, tens de te candidatar. A candidatura pode ser feita diretamente com a marca ou através de plataformas de network de afiliados. Caso exista possibilidade de te candidatares diretamente com a marca, evita as networks porque as comissões são sempre menores – porque a própria empresa de network ganha a sua comissão.

Na maior parte dos programas de afiliados tens acesso a uma plataforma onde podes gerir a tua conta. Nesta plataforma encontras o teu link ou código de afiliado, que deves utilizar sempre que mencionas o produto/serviço que pretendes publicitar. Se não utilizares o teu link ou código de afiliado, a marca não conseguirá detetar que foste o responsável por aquela venda e não poderá pagar-te a comissão. Também nessa plataforma encontras habitualmente estatísticas relacionadas com o desempenho dos teus links/códigos e mais informações sobre a marca, os produtos e o programa de afiliados em si. É também aqui que normalmente configuras a forma como queres receber o teu pagamento e onde tens acesso às condições de pagamento da marca.

Por norma, as plataformas pagam a 30 dias e existe um valor mínimo para solicitar pagamentos. Por exemplo, se o valor para solicitar pagamentos for 50€ e tu só tiveres atingido 10€ em vendas, esse valor acumula para o mês seguinte e quando atingires os 50€ ele será pago.

Se, por acaso, gostavas de trabalhar com uma marca e ela aparentemente não tem programa de afiliados, envia tu um e-mail. Informa a marca de que gostarias de trabalhar como afiliado e pergunta se não existe mesmo um programa de afiliados ou se existe alguma forma de trabalharem em conjunto nesses moldes. A maioria das marcas está recetiva a este tipo de contacto, porque esta é sempre uma parceria win-win. 

 

Vantagens e desvantagens de trabalhar com marketing de afiliados

Vantagens:

  • a maioria dos programas não requer um número mínimo de seguidores ou visualizações;
  • podes ganhar dinheiro de forma contínua;
  • os ganhos são, normalmente, ilimitados;
  • há programas de afiliados para todos os nichos de mercado;
  • sabes à partida quanto vais receber por cada venda e não precisas de te preocupar com negociações

 

Desvantagens:

  • só ganhas dinheiro se efetuares vendas;
  • precisas de investir tempo a criar bom conteúdo para que as vendas aconteçam;
  • tens de atingir limites mínimos de lucros para resgatares o dinheiro

 

Sim, trabalhar com marketing de afiliados dá algum trabalho. Mas sem trabalho não há resultados, nem com esta técnica nem com nenhuma outra. Não penses que os maiores criadores de conteúdo ganham muito dinheiro a fazer um mau trabalho. Todos os influencers de topo têm estratégias bem definidas, marcas posicionadas e todo um trabalho de um verdadeiro negócio para obterem os resultados e os rendimentos que vês.

 

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  • como criar conteúdo que atrai muitas pessoas;
  • como fazer boas parcerias com marcas;
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  • como escrever conteúdo que geram vendas.

 

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