Material de fotografia ideal para bloggers e outros influenciadores digitais

material de fotografia ideal para bloggers e outros influenciadores digitais
6 min

Há algum tempo que queria escrever este artigo. Entre todas as perguntas que recebo, questões sobre o material de fotografia ideal para bloggers está no topo da lista. E é natural que assim seja.

Por um lado, os bloggers não são todos – nem de perto nem de longe – fotógrafos profissionais e é normal que no início o jeito para fotografar e filmar seja pouco. Isso pode fazer-te pensar que a culpa é do material, que devias ter material mais caro, mais topo de gama, e que se o tivesses o resultado seria igual ao das bloggers de topo. Mas na maioria das vezes não é verdade.

Se queres tirar fotografias excelentes, o primeiro passo é perceberes um pouco sobre fotografia. Luz, composição, enquadramento… Vale a pena ir a um workshop ou fazer pequenos cursos, mesmo que online, e praticar MUITO.

Então isso significa que o material não conta? Conta, claro que sim! Mas um excelente fotógrafo será capaz de tirar uma fotografia mais maravilhosa com um iPhone do que eu com uma máquina de topo. Porque a fotografia vai muito além da qualidade do material que temos nas mãos. Ainda assim, se queres posicionar-te como uma profissional, há mínimos. Por isso decidi fazer esta lista de material de fotografia ideal para bloggers, o básico que considero o ponto de partida ideal se tens um blog ou um canal de Youtube – se tens apenas uma conta de Instagram, dependendo da tua área de atuação, um smartphone com uma boa câmara poderá ser o suficiente.

 

Material de fotografia ideal para bloggers e outros influenciadores digitais

 

Canon EOS 750D

Esta é a máquina que eu uso atualmente para fotografar e filmar. Não é nenhuma topo de gama mas permite rodar o ecrã e tem wi-fi, duas funcionalidades que ajudam muito no trabalho do dia a dia. É uma máquina que está abaixo dos 500€ – nova – e que tem um desempenho bastante razoável. Se estás a começar esta é uma excelente opção para ti, a juntar a algumas objetivas que vou falar em seguida conseguirás um ótimo resultado.

 

Lente 50mm F1.8

De entre todo o material de fotografia ideal para bloggers, esta é sem dúvida a compra que acho que vale mais a pena – mas que não serve de nada se não tiveres uma máquina reflex. Se comprares a tua máquian em lojas como a Worten ou a Fnac será natural que venha já com uma lente, uma 18-55mm. Esta é uma lente super básica que não é a ideal para um trabalho de fotografia mais cuidado. Por isso a lente 50mm é a que mais aconselho. É uma lente ideal para fotografar detalhes e rostos, por isso pode dar muito jeito tanto para fotografia de comida como de maquilhagem, entre muitas outras. É também uma lente que capta muita luz, permitindo boas fotos em lugares menos iluminados. No entanto, sendo uma lente fixa não tem zoom e o seu zoom natural pode ser bastante próximo, exigindo mais espaço para conseguires fotografar.

Para filmar, adoro esta lente, que tem uma profundidade incrível e desfoca imenso atrás. No entanto, mais uma vez, tenho de estar bastante mais longe da câmara e por isso exige filmar num espaço maior.

E se quiseres poupar um pouco, opta pela Yongnuo 50mm F1.8, é uma espécie de “marca branca” que fica a metade do preço da lente original da Canon e que é a que tenho desde 2015, sem qualquer razão de queixa.

 

Lente 24mm F2.8

Comprei esta lente para viagens, porque é uma lente bastante leve e que fazia um melhor trabalho para todo o tipo de fotografia, mais longe ou mais perto. É a minha lente favorita para o dia a dia, desde fotografar looks a fotografar locais. Claro, não é tão eficiente na fotografia de detalhe como a 50mm, tendo mais dificuldade em fazer aquelas fotos em que um pequeno detalhe está em foco e tudo o resto está extremamente desfocado. Mas no geral, até mesmo para filmar, é uma excelente opção. » Comprar aqui

 

Lente Sigma 35mm F1.4

Pessoalmente nunca experimentei esta lente mas as reviews que tenho lido são fantásticas. É uma das lentes mais usadas pelas youtubers para filmarem os seus vídeos e, não sendo propriamente barata, consta que vale cada cêntimo. Neste caso acho que não é algo que devas investir logo num primeiro momento, até porque acredito que com uma máquina melhor o potencial da lente seja bastante superior. Então talvez seja algo para deixares para mais tarde, para um upgrade de material quando a coisa já estiver a fluir. No entanto fica aqui como lembrete, para ir para a wishlist!

 

Lê também “10 plataformas para deixares o teu blog ainda mais atrativo através da fotografia”

 

Canon M50

Quando o assunto são vlogs, a Canon M50 tem sido a vencedora para muita gente. É uma máquina pequena, leve, com ecrã que se move e, portanto, ideal para este trabalho. É também uma máquina que muita gente leva em viagem, porque tem uma boa performance e permite, sem grande peso, filmar e fotografar com qualidade q.b. Agora, se não tens um canal de Youtube, então este não é um investimento inteligente. Para fotografar para o blog ou Instagram é muito mais eficaz usares uma máquina como a que falei acima com uma das lentes que também mencionei.

 

Softboxes

As softboxes são caixas de luz difusa que melhora a luminosidade dos teus vídeos. Por um lado, permitem que filmes ou fotografes a qualquer hora do dia ou da noite sem grande alteração de luminosidade, por outro podem ser um excelente complemento à luz natural. É importante que aprendas a trabalhar com este material para tirares o melhor partido sem parecer artificial. Podes comprar através da Amazon ou do Ebay para preços mais convidativos, tem apenas atenção às dimensões apresentadas, se queres usar para te fotografar/filmar a ti deves optar por umas com 50×70. » Comprar aqui

 

Ring Light

Para além das softboxes existem também as ring light. O propósito é quase o mesmo, só que as ring lights são mais indicadas para filmar/fotografar rosto. Se o teu objetivo é usar a iluminação para fotografar, então as softboxes são uma melhor solução. Se tens um canal de Youtube, uma combinação das duas formas de iluminação será o ideal para o melhor resultado possível. Aqui é preciso teres a mesma atenção que nas softboxes, para não acabares com uma ring light minúscula que não serve o propósito.

 

Fundos, superfícies e refletores

Estes são os materiais que muita gente negligencia, mas que fazer TODA a diferença nos resultados das tuas fotografias. Afinal o material de fotografia ideal para bloggers não se resume apenas a máquinas e lentes, vai muito além disso. A Leroy Merlin e outras lojas do género poderão ser o local certo para encontrares o que precisas. Um fundo, superfície ou refletor de luz poderá ser uma simples placa branca ou preta. O chão a imitar madeira também dá uma excelente superfície de fotografia. E tudo isto pode ser comprado por preços muito simpáticos. Os materiais mais inacreditáveis podem ajudar-te a eliminar o ruído dos espaços onde fotografas ou filmas e a melhorar a qualidade do teu conteúdo num piscar de olhos.

 

Tripé

Se tens um canal de Youtube ou se precisas de te fotografar a ti própria, então um tripé é essencial. Mesmo que o teu trabalho seja fotografar outro tipo de coisas, um tripé pode ajudar a fotografias de melhor qualidade, sem estarem desfocadas mesmo em ambientes com pouca luz. É um acessório que uso mesmo muito e que me facilita a vida, para depender o mínimo possível de outras pessoas.

 

Disparador

Com uma máquina com wi-fi como a que indiquei, tens uma app de telemóvel que te permite tornar o teu telemóvel num disparador, e ver até como está o enquadramento, focar, etc. É dessa forma que tiro as minhas próprias fotos, por isso é comum que esteja com o telemóvel na mão ou com ele por perto. Mas se não for o caso da máquina que escolheste, então um disparador irá ser essencial para te fotografares sem ajuda.

 

Cartão de memória

Um, ou vários! Tenho dois de 32Gb e um de 64Gb e chegam a estar todos cheios. Principalmente se fotografares em .RAW vais mesmo necessitar de muito espaço. Mune-te desde logo de cartões de memória que te facilitem a vida para não teres de perder tempo a apagar coisas sempre que vais usar a máquina. Um disco externo ou mais espaço numa qualquer cloud também poderá dar jeito, se começares a ter muito material que terás de guardar em algum lugar.

 

E no que diz respeito a material de fotografia ideal para bloggers acho que é isto. Claro que um bom smartphone também te irá ajudar. Eu uso o Huawei P20 que tem uma câmara espetacular e que me permite tirar fotos razoáveis em quase qualquer situação. Mas fotografar com um telemóvel exige sempre muito mais cuidado com o ruído de fundo. Mesmo com a funcionalidade da dupla câmara, o desfoque não fica tão bonito como o de uma máquina reflex e pode até ficar bastante estranho algumas vezes. Fotografar com telemóvel exige conhecimentos ainda maiores sobre aquilo que estamos a fazer, porque o material não irá corrigir muito os nossos erros.

Acima de tudo, para um bom desempenho, acho que é sempre essencial que leias, aprendas sobre o assunto e que uses o material que tens à mão para o ficares a conhecer. Testa, experimenta, tenta imitar fotografias que gostes e perceber o que pode fazer uma boa fotografia. O mesmo em relação ao vídeo. Por vezes a cor da nossa roupa ou das coisas que estão no fundo são o suficiente para ajudar ou estragar tudo.

E por falar em ajudar, espero que este artigo tenha sido uma ajuda. Se achares que falta alguma coisa nesta lista de material de fotografia ideal para bloggers, deixa as tuas dicas na caixa de comentários.

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto