O poder dos links no teu blog

o poder dos links do teu blog
3 min

Os links têm um poder infinito no teu blog, tanto no que se refere à usabilidade da tua plataforma, como no que se refere à posição da mesma nos motores de buscas.

Hoje quero falar de links, dos externos, o que normalmente designamos por Link Building, mas também dos internos, tão importantes para que o teu público navegue, da forma que tu pensaste, dentro do teu blog e não o abandone logo no primeiro post.

 

Vamos começar pelos Links Externos

O que é o Link Building?

Link building é uma estratégia de SEO que tem como finalidade trabalhar os links externos que apontam para o teu blog.

Porque é que o Link building é tão importante?

Na verdade é uma das temáticas de SEO mais importantes. Sabias que, quando apareceram os motores de buscas, este era um factor quase exclusivo de rankeamento?

Esta é uma área muito relevante, uma vez que os links que apontam para o teu blog funcionam como uma espécie de índice de popularidade que dá aos motores de busca informação sobre a relevância do teu conteúdo (isto quando falamos de links externos).

 Qualidade vs quantidade

Se pensaste em disparar links para todos os lados, é importante que saibas quem nem todos os links externos são positivos para o teu blog. Se eles estiverem presentes em sites que não são de confiança, isso vai baixar a tua posição, e o mesmo acontece de forma inversa.

É aqui que reside uma grande parte do trabalho, em sermos suficientemente bons para que alguém com grande autoridade partilhe os nossos conteúdos, ou para que alguém, igualmente bem conotado, nos deixe fazer, por exemplo, um artigo para o seu blog, colocando nele um link para o nosso trabalho. Mas este é apenas um exemplo, há inúmeras formas de conseguir com que bons links apontem para o teu blog mas é preciso muito trabalho, imaginação e conteúdos relevantes.

E de que outras formas posso ter links externos a apontar para  meu blog?

Para além de site relevantes, os links para o teu trabalho devem estar por todo o lado que seja controlado por ti. Ou seja, e-mails, redes sociais, biografias, nas tuas páginas pessoais, em páginas de parceiros, participações em comunidades, respostas a comentários, ou comentários em artigos e por aí em diante.

Mas se os links externos são tão importantes, os links internos têm também uma grande relevância.

 

Vamos falar de Links Internos

 O que são Links Internos?

Links Internos são aqueles que nos fazem ‘saltar’ de uma páginas para outra do blog. São links dentro de um post para outros posts, são links no cabeçalho para outras páginas, são referências no final dos artigos a artigos semelhantes que podem ser do interesse do leitor, entre outros.

Porque é que os Links Internos são tão importantes?

Pensa num blog sem links. Quando o leitor acabasse de ler o post que divulgaste nas redes sociais (por acaso através de um link externo) para onde é que ele iria dentro do teu blog? Para lugar nenhum, certo? Tudo o que está dentro ou à volta de uma artigo tem links e só dessa forma é que é possível navegar na tua plataforma digital.

 

Outras curiosidades sobre os links
  • Os links estão habitualmente associados a textos âncora, ou seja, não partilhas o link na sua forma original mas sim embebido dentro de uma palavra ou expressão e esta é a melhor forma de o fazer
  • Quando precisas mesmo de utilizar um link na sua forma original podes utilizar um url shortener, reconfigurando o link original para um modelo mais pequeno (Google URL Shortener e Bitly URL Shortener)
  • Os links criam autoridade porque estão espalhados por vários sítios, o que significa também que, quanto mais tempo tiverem os teus links, mais vezes os ‘espalhaste’ pela internet logo mais ‘votos’ podem ter ganho
  • Os links são, muitas vezes, a melhor fonte de tráfego para o blog
  • Os links ajudam (muito) na divulgação e partilha de artigos do teu blog

E, para terminar, um segredo – como os motores de busca não conseguem ler imagens, os links de texto são muito mais valiosos do que os links de uma imagem.

Agora que já sabes todos as mais valias de trabalhar links internos e externos, tens mais um óptima ferramenta para trabalhar o teu lugar no ranking dos motores de busca.

0

Comentários

O poder dos links no teu blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar da concorrência.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Discover Gorgo

Welcome to Gorgo, an author oriented theme.
A place where words matter. Discover without further ado our countless community stories.

Build great relations

Explore all the content form Gorgo community network. Forums, Groups, Members, Posts, Social Wall and many more. You can never get tired of it!

Become a member

Get unlimited access to the best articles on Gorgo and support our  lovely authors. Upgrade Now

Ir para a barra de ferramentas