O que colocar na biografia do Instagram como criador de conteúdo?

O que colocar na biografia do Instagram como criador de conteúdo?
4 min

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Se queres ser um influenciador digital, esta rede é praticamente obrigatória. O que é que isto significa? Que além de ser o local onde deves estar, é também o local onde está a tua concorrência. Por isso, para que te consigas destacar é essencial que definas uma estratégia, optes por um nicho específico e trabalhes toda a tua comunicação nessa direção – e isto também inclui a tua bio. Neste artigo, quero dizer-te exatamente o que colocar na biografia do Instagram para teres a tua conta o mais optimizada possível.

Infelizmente, a biografia do Instagram ainda é, muitas vezes, banalizada. Escreves o teu nome, uma citação, colocas umas hashtags à toa e uns emojis engraçados e parece que está… Bem, devo dizer-te que isso é um dos maiores erros que podes cometer!

Esta espaço é o teu cartão de visita e o que optares por colocar na biografia do Instagram vai ser a primeira coisa que os teus seguidores vêem quando chegam ao teu perfil.

Para que possas atrair esta pessoa, deves ter uma biografia de Instagram optimizada. Isto é, deves apresentar-te de forma simples e resumida, e deixar bem claro qual o teu nicho e propósito como influenciador digital.

O que colocar na biografia do Instagram como criador de conteúdo?

Usa uma foto de perfil profissional

Começa por escolher uma foto de perfil profissional que te represente e ao teu projeto. O ideal é usares uma foto de rosto que transmita aquilo que és e o teu posicionamento como influenciador digital. Melhor ainda se estiveres a sorrir – demonstra simpatia e acessibilidade aos teus seguidores.

 

Escolhe um username fácil de reconhecer

Como criador de conteúdo, faz sentido utilizares o teu nome próprio como username para transmitir mais proximidade. No entanto, se já tens um projeto com outro nome, por exemplo um blog ou um canal do youtube, deves usar o nome desse projeto para manter a coerência. Desta forma, consegues que os teus seguidores te encontrem de uma forma ainda mais fácil.

 

Sê estratégico com o nome na biografia de Instagram

Para o teu nome de perfil deves sempre utilizar o teu nome próprio, mesmo que o username seja o nome do teu projeto. Desta forma, começas a incentivar a tua comunidade a reconhecer-te e a associar o teu nome ao do teu projeto. Se estiveres a utilizar o teu nome próprio no username, podes optar por colocar palavras-chaves estratégicas que representem o teu nicho no nome da biografia.

 

Escolhe uma categoria que te defina

Deves escolher uma categoria que representa a tua área de atuação como criador de conteúdos e ativar a opção para esta estar visível na tua biografia. Desta forma consegues ter uma informação extra e podes poupar caracteres para a descrição.

 

Cria uma descrição explicativa e cativante

Escreve uma descrição que explique o tipo de conteúdo que fazes e o teu nicho. Isto significa que deves criar uma frase simples, resumida e objetiva sobre qual é o teu propósito e aquilo que ofereces, de forma a que possas incentivar novas pessoas a seguir-te!

 

Utiliza elementos visuais para te destacares

O primeiro contacto com o teu perfil e a tua biografia do Instagram deve ser não só explicativa, como também atrativa. Por este motivo, deves usar emojis e símbolos para destacares a mensagem que queres passar e para dar uma imagem mais dinâmica e leve. Mas, atenção: o limite é de apenas 160 caracteres, por isso não uses demasiados emojis. Opta apenas pelo essencial e pelo que fizer sentido para o teu projeto.

 

Usa um link para outras plataformas

A tua biografia do Instagram deve ter sempre um link para a plataforma que consideras primária, por exemplo o teu blog ou o teu canal de Youtube. No entanto, se tiveres mais do que um link, podes optar por uma landing page para agregar várias plataformas.

 

Disponibiliza informações de contacto

Outra informação que deves ter sempre disponível na tua biografia do Instagram é a tua localização, o email e o telefone. Estas informações devem estar nas opções de contacto, de modo a não ocupares os caracteres da descrição e a tua informação ficar bem organizada e de fácil acesso.

 

Termina com um call to action

Na final da tua biografia do Instagram, deves incluir sempre um call to action para incentivar o público a realizar uma ação. Pode ser seguir-te, enviar-te mensagem ou abrir o link que deixastes, dependendo dos teus objetivos e da tua estratégia Escolhe uma expressão curta e eficaz que idealmente desperte a curiosidade do público.

 

Em suma, a tua bio do Instagram é o primeiro contacto que os utilizadores desta rede social têm contigo e com o teu projeto. Por este motivo, deves preocupar-te em apresentar-te da melhor forma possível, ser cativante e despertar curiosidade para que consigas converter o máximo de pessoas em seguidores. Já agora, se queres mais dicas deste género, não te esqueças de seguir a Bloglogia no Instagram!

 

Se queres saber mais sobre ser um influenciador digital e queres fazer disto a tua carreira, não percas o Influencer a Full Time. Este curso vai ensinar-te tudo aquilo que precisas de saber para transformar o teu sonho em realidade. Preparado para isto?

+1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto