O que escrever na página “Sobre Mim” do blog é sempre uma dor de cabeça. Quando nos pedem para falarmos sobre nós próprios, para nos definirmos enquanto pessoas, com as nossas qualidades e defeitos, parece sempre uma tarefa muito mais fácil do que realmente é. Não há, no entanto, uma regra que diga exactamente aquilo que deve ser o “Sobre Mim” do teu blog.
Ainda assim, esta é das páginas mais importantes que o teu blog deve ter e deve estar bem construída. Reunimos alguns dos aspetos que deves escrever na página “Sobre Mim” do teu blog para mostrares quem és, dares a conhecer o teu blog e criares uma ligação com os teus leitores.
Para quem é o teu blog?
Saberes quem é o teu público-alvo é fundamental para teres um blog de sucesso. Na página “Sobre Mim” do teu blog deves descrever o tipo de pessoas que esperas que leiam o teu blog, com base naquilo que estás a escrever. Se tens um blog sobre beleza, poderás descrever o teu público como “mulheres apaixonadas por maquilhagem ou que gostam de se sentir mais bonitas através da maquilhagem”. Se tiveres um blog de receitas vegan, o teu público serão todos aqueles que sejam vegan ou que procurem receitas vegan para variar. Define o teu público e apresenta-o sem medos. Se algumas pessoas que lerem a tua página “Sobre Mim” não se identificarem com a descrição que fizeste, poderão ir-se embora – é um facto. Ainda assim, garantes que as que ficam estão realmente interessadas no que escreves. E uma audiência real é meio caminho andado para o sucesso.
O que dás aos teus leitores?
Esta pergunta é muito importante quando escreves um “Sobre Mim”. O que ganham os teus (potenciais) leitores em ler o teu blog? É verdade que querem saber quem está por detrás do blog mas, acima de tudo, querem saber o que tens para lhes dar. Se tens um blog de beleza, poderás, por exemplo, apresentar os mais recentes produtos de maquilhagem. Um blog de tecnologia pode ter como vantagem anunciar e criticar os melhores produtos high tech em Portugal. Define as tuas mais valias e apresenta-as aos teus leitores. Aqui podes, e deves, tentar responder a perguntas como:
- O que vão ganhar em ler o teu blog? Ex: Inspiração de moda, novidades de beleza
- Que tipos de conteúdos estarão disponíveis? Ex: Reviews, tutoriais
- Porque é que o teu blog tem credibilidade? Poderás ter escrito para outros sites/revistas na área, ser um/a especialista comprovado na matéria (com certificados) ou um/a aficionado que procura e aprende diariamente e quer partilhar os seus gostos. O que quer que seja, explica-o.
Quem é o autor do blog?
Agora que já apresentaste o teu blog, está na altura de falares sobre ti. No entanto, não vale a pena partilhares a tua biografia inteira. Foca-te no que estiver relacionado com o teu blog. Explica, por exemplo, porque decidiste começa-lo, de que forma mudou a tua vida, e desde quando és apaixonado/a pelo tema que falas no teu blog.
Call-To-Action
Os Call-To-Action (CTA) são formas de encorajar o leitor a ter uma ação. Depois de teres escrito uma página “Sobre Mim” espectacular, não queres que os teus leitores saiam logo da página, pois não? Dá-lhes algo onde clicar e apela à sua ação. Podes ir colocando os CTA ao longo do texto mas, se não quiseres sobrecarrega-lo, deixa-o para o fim. Podes apelar para que subscrevam a tua newsletter ou para que te sigam nas redes sociais, por exemplo.
Agora já tens algumas ideias do que escrever na página “Sobre Mim” do teu blog. Começa por pensar e anotar ideias soltas. Quando tudo estiver bem definido na tua cabeça, começa a escrever. Deixa o teu texto “repousar” durante um ou dois dias, e volta a lê-lo. Irás ter mais clareza e distanciamento para analisar o que escreveste e perceber se falta alguma informação relevante. Não te esqueças de juntar uma foto profissional ao teu texto assim como o teu email de contacto, mesmo que tenhas uma página de contacto separadamente.
Helena Primeira
Sem dúvida um bom post, mas pelo que já vi (em outros posts vossos) vocês são demais, excelente blog e pode parecer que seja só para iniciantes, mas as imensas dicas que vocês aqui deixam, servem para todos 🙂
Sem dúvida que farão parte dos meus blogs com estrela.
XoXo
– Helena Primeira
– Helena Primeira Youtube
– Primeira Panos
Bloglogia
Obrigada Helena! O nosso objetivo é trabalhar com todos, não só com iniciantes mas principalmente com os que já têm os seus próprios projetos e querem dar-lhes outro rumo ou sair de um período de estagnação ou desmotivação. Estamos aqui para ser o maior apoio dos influenciadores digitais em Portugal. Obrigada pelas tuas palavras.
Bloglogia
Olá Helena! Ficamos muito contente que tenhas achado o nosso artigo útil. É isso mesmo que queremos fazer com o CRIAR UM BLOG – oferecer conteúdo e serviços úteis a quem tem um blog (independentemente de estar a começar ou já estar nisto há algum tempo) e é/quer ser um influenciador digital. Estamos à tua espera para os próximos eventos relacionados com blogging. Um beijinho
Cimyck Silva
Boa noite.
Obrigada pelas dicas porque tenho andado a debater sobre o que escrever na página do “sobre mim” e por causa disso ainda não coloquei o meu blog no ar. Mas depois de ler este artigo já fique com uma ideia do que escrever. Obrigada 🙂
Bloglogia
Cimyck, o mais importante é que revele a essência do teu projeto, e os dados essenciais para que te possam contactar. Ainda bem que demos uma ajudinha, assim que o projeto estiver online partilha 🙂
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