O que escrever na página “Sobre” do teu blog

o que escrever na página sobre do teu blog
3 min

O que escrever na página “Sobre Mim” do blog é sempre uma dor de cabeça. Quando nos pedem para falarmos sobre nós próprios, para nos definirmos enquanto pessoas, com as nossas qualidades e defeitos, parece sempre uma tarefa muito mais fácil do que realmente é. Não há, no entanto, uma regra que diga exactamente aquilo que deve ser o “Sobre Mim” do teu blog.

Ainda assim, esta é das páginas mais importantes que o teu blog deve ter e deve estar bem construída. Reunimos alguns dos aspetos que deves escrever na página “Sobre Mim” do teu blog para mostrares quem és, dares a conhecer o teu blog e criares uma ligação com os teus leitores.

Para quem é o teu blog?

Saberes quem é o teu público-alvo é fundamental para teres um blog de sucesso. Na página “Sobre Mim” do teu blog deves descrever o tipo de pessoas que esperas que leiam o teu blog, com base naquilo que estás a escrever. Se tens um blog sobre beleza, poderás descrever o teu público como “mulheres apaixonadas por maquilhagem ou que gostam de se sentir mais bonitas através da maquilhagem”. Se tiveres um blog de receitas vegan, o teu público serão todos aqueles que sejam vegan ou que procurem receitas vegan para variar. Define o teu público e apresenta-o sem medos. Se algumas pessoas que lerem a tua página “Sobre Mim” não se identificarem com a descrição que fizeste, poderão ir-se embora – é um facto. Ainda assim, garantes que as que ficam estão realmente interessadas no que escreves. E uma audiência real é meio caminho andado para o sucesso.

O que dás aos teus leitores?

Esta pergunta é muito importante quando escreves um “Sobre Mim”. O que ganham os teus (potenciais) leitores em ler o teu blog? É verdade que querem saber quem está por detrás do blog mas, acima de tudo, querem saber o que tens para lhes dar. Se tens um blog de beleza, poderás, por exemplo, apresentar os mais recentes produtos de maquilhagem. Um blog de tecnologia pode ter como vantagem anunciar e criticar os melhores produtos high tech em Portugal. Define as tuas mais valias e apresenta-as aos teus leitores. Aqui podes, e deves, tentar responder a perguntas como:

  • O que vão ganhar em ler o teu blog? Ex: Inspiração de moda, novidades de beleza
  • Que tipos de conteúdos estarão disponíveis? Ex: Reviews, tutoriais
  • Porque é que o teu blog tem credibilidade? Poderás ter escrito para outros sites/revistas na área, ser um/a especialista comprovado na matéria (com certificados) ou um/a aficionado que procura e aprende diariamente e quer partilhar os seus gostos. O que quer que seja, explica-o.

Quem é o autor do blog?

Agora que já apresentaste o teu blog, está na altura de falares sobre ti. No entanto, não vale a pena partilhares a tua biografia inteira. Foca-te no que estiver relacionado com o teu blog. Explica, por exemplo, porque decidiste começa-lo, de que forma mudou a tua vida, e desde quando és apaixonado/a pelo tema que falas no teu blog.

Call-To-Action

Os Call-To-Action (CTA) são formas de encorajar o leitor a ter uma ação. Depois de teres escrito uma página “Sobre Mim” espectacular, não queres que os teus leitores saiam logo da página, pois não? Dá-lhes algo onde clicar e apela à sua ação. Podes ir colocando os CTA ao longo do texto mas, se não quiseres sobrecarrega-lo, deixa-o para o fim. Podes apelar para que subscrevam a tua newsletter ou para que te sigam nas redes sociais, por exemplo.

 

Agora já tens algumas ideias do que escrever na página “Sobre Mim” do teu blog. Começa por pensar e anotar ideias soltas. Quando tudo estiver bem definido na tua cabeça, começa a escrever. Deixa o teu texto “repousar” durante um ou dois dias, e volta a lê-lo. Irás ter mais clareza e distanciamento para analisar o que escreveste e perceber se falta alguma informação relevante. Não te esqueças de juntar uma foto profissional ao teu texto assim como o teu email de contacto, mesmo que tenhas uma página de contacto separadamente.

0

6 comentários

O que escrever na página “Sobre” do teu blog

  • Helena Primeira

    Sem dúvida um bom post, mas pelo que já vi (em outros posts vossos) vocês são demais, excelente blog e pode parecer que seja só para iniciantes, mas as imensas dicas que vocês aqui deixam, servem para todos 🙂
    Sem dúvida que farão parte dos meus blogs com estrela.

    XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    0
    • Bloglogia

      Obrigada Helena! O nosso objetivo é trabalhar com todos, não só com iniciantes mas principalmente com os que já têm os seus próprios projetos e querem dar-lhes outro rumo ou sair de um período de estagnação ou desmotivação. Estamos aqui para ser o maior apoio dos influenciadores digitais em Portugal. Obrigada pelas tuas palavras.

      0
    • Bloglogia

      Olá Helena! Ficamos muito contente que tenhas achado o nosso artigo útil. É isso mesmo que queremos fazer com o CRIAR UM BLOG – oferecer conteúdo e serviços úteis a quem tem um blog (independentemente de estar a começar ou já estar nisto há algum tempo) e é/quer ser um influenciador digital. Estamos à tua espera para os próximos eventos relacionados com blogging. Um beijinho

      0
  • Cimyck Silva

    Boa noite.
    Obrigada pelas dicas porque tenho andado a debater sobre o que escrever na página do “sobre mim” e por causa disso ainda não coloquei o meu blog no ar. Mas depois de ler este artigo já fique com uma ideia do que escrever. Obrigada 🙂

    0
    • Bloglogia

      Cimyck, o mais importante é que revele a essência do teu projeto, e os dados essenciais para que te possam contactar. Ainda bem que demos uma ajudinha, assim que o projeto estiver online partilha 🙂

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto