Como parecer um blogger profissional desde o primeiro dia

como parecer um blogger profissional desde o primeiro dia
4 min

Algumas pessoas têm um blog apenas por diversão, mas outras têm o objetivo de tornar o blog o seu trabalho a tempo inteiro. Se é o teu caso, então anota alguns passos que te farão parecer um blogger profissional desde o primeiro dia, potencializando o crescimento do teu projeto e acelerando a possibilidade de o tornares no teu trabalho. Seguindo estes passos desde o início irás sempre parecer que sabes o que estás a fazer – mesmo quando ainda tens dúvidas – e isso trará um valor acrescentado ao teu projeto. Quem nos dera ter sabido disto quando iniciámos os nossos próprio blogs!

 

Como parecer um blogger profissional

Usar o WordPress.org

Este é o lugar onde o teu blog deve estar. O WordPress tem tudo o que necessitas e não terás de mudar o teu blog nunca mais – evitando migrações desnecessárias que só dão dores de cabeça e consomem muito tempo. Mas não percas o teu tempo a iniciar no WordPress.com, este é super incompleto, não permite anúncios nem grande costumização e só te irá atrasar no caminho para profissionalizares o teu projeto. Compra desde o início o teu alojamento, domínio, instala o WordPress (vê aqui a diferença em WordPress.com vs WordPress.org) e lança-te logo com uma grande mais valia, só assim irás parecer um blogger profissional de verdade.

 

Registar o domínio

Escolhe com tempo e cabeça o nome do teu projeto e regista o teu domínio ainda antes de o lançares. Não vais querer que mais tarde o nome do teu projeto já esteja ocupado e comprometas todo o teu branding e SEO. Verifica se o nome que queres já está a ser usado ou se há algo semelhante. Foge de tudo o que seja parecido ou possa ser confundido. Não te esqueças de espreitar também no Facebook e Instagram ANTES de registares o domínio. Aconselho os serviços da WebHS, que tem um excelente apoio ao cliente com a mais valia de ser em português.

 

Ter um endereço de email com o domínio

Usar um endereço de email @gmail.com ou @hotmail.com é tudo menos profissional. A partir do momento em que registares o teu domínio tens acesso a um email mais profissional e deves fazer uso dele. Configura-o para receberes o correio na tua caixa pessoal, assim não precisas de abrir várias caixas de correio para ver todos os teus emails.

 

Cria uma página para parceiros

Como um blogger profissional, se queres trabalhar com marcas irás querer que facilmente cheguem a ti e saibam como avançar com parcerias. Cria uma página dentro do teu site que fale um pouco sobre ti, sobre o teu blog, o que tens para oferecer e disponibiliza um endereço de email (não um formulário) para que facilmente possam entrar em contacto contigo. Nada é mais frustrante do que entrar num blog e não encontrar contactos – e muitas vezes não os encontrar nem sequer no Instagram ou Facebook.

 

Redes sociais profissionais

Se queres ser um blogger profissional tudo o que diz respeito à tua marca deve seguir esta linha. Cria uma página exclusivamente para o teu blog no Facebook, uma conta de Instagram, uma conta de Pinterest… Não uses as tuas contas pessoais, isso é muito pouco profissional.
Depois de configurares todas estas contas, certifica-te que em todas elas tens o link do teu blog e o teu endereço de email de forma clara e bem visíveis.

 

Usa fotografias de alta qualidade

Os blogs são lugares para inspirar e tudo o que publicamos, seja em que plataforma for, deve parecer apetecível, deve gerar desejo para que possamos ter influência.
Nem toda a gente é muito visual, e isso pode dificultar distinguir entre uma boa e uma má fotografia. Mas se sabes que é o teu caso, então procura formação que te ajude a distinguir o bom do mau e a publicar só o melhor. Nada de fotografias com grão, desfocadas, mal enquadradas, demasiado escuras ou demasiado claras, com luz artificial… Se não tens material, nem possibilidade financeira para o comprar, e o tema do teu blog permitir, mais vale usares fotografias de bancos de imagem gratuitos.

Lê também “10 plataformas para deixar o teu blog ainda mais atrativo através da fotografia”

 

Cria um guia de branding para a tua marca

Isto é algo em que raramente pensamos mas que faz toda a diferença para manter a coerência e criar uma verdadeira marca, que te fará parecer um blogger profissional. Define o tamanho das imagens de cada uma das plataformas (blog, Facebook, Instagram, InstaStories, Pinterest…) e define o tipo de edição de todas as fotografias (tons, luz…). Não te esqueças das cores e das fontes, devem ser usadas sempre da mesma forma, e não de uma maneira qualquer. O mesmo acontece com o logótipo.
Ao olhar para a tua marca, seja onde for (Facebook, Blog, Instagram, Pinterest, uma imagem de um passatempo ou um banner a vender um qualquer produto ou serviço) deve ser possível identificar a coerência gráfica, que não depende – nem de perto nem de longe – só do logótipo.

 

Para te ajudar no próximo passo, de rentabilização do teu projeto, criei o INFLUENCER A FULL TIME. Neste mini-curso completamente online, partilho diferentes formas para rentabilizar o teu blog, como podes aplicá-las e quais são as chaves para começares realmente a faturar. Juntas-te a mim?

0

3 comentários

Como parecer um blogger profissional desde o primeiro dia

  • Inês

    Tenho uma questão:será mais benéfico criar um blog em português (pela maior facilidade da língua e menos concorrência) ou inglês (em que há menor facilidade da língua mas, por outro lado, abrem-se mais portas a parcerias)? Ou ambos? (o que depois também aumenta a quantidade de tempo necessário para desenvolver o projecto)

    0
    • Bloglogia

      Olá Inês,

      Depende daquele que pretendes que seja o teu público-alvo. Se queres que o teu público-alvo seja português, só faz sentido que escrevas em português.

      Cumprimentos,
      Equipa Bloglogia

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto