Como Potencializar uma Publicação de Blog?

potencializar uma publicação de blog
5 min

Criar conteúdo para um blog é, no mínimo, exigente. Por norma, falamos de artigos com um número significativo de palavras que exigem trabalho de pesquisa, revisão, imagens com qualidade, a aplicação de técnicas de SEO… e a lista não fica por aqui. Sendo uma tarefa trabalhosa, o ideal é que saibas exatamente como potencializar uma publicação de blog.

Isto significa fazer o melhor trabalho possível para obter o maior número de visualizações, posicionar o artigo da melhor forma possível nos motores de busca e tentar, ainda, vender. Prepara-te para tirar o maior partido possível de todo o tempo que estás a dedicar e começar a utilizá-lo em prol da tua estratégia de negócio. Vamos a isso?



7 formas de potencializar uma publicação de blog

escolhe Um título cativante e claro

Dediquei um artigo inteiro à fórmula ideal para escrever títulos porque eles são de extrema importância para os teus artigos. Parecem muito fáceis de criar, mas podem ser especialmente desafiantes. Isto porque têm de incluir a palavra ou frase-chave que escolheste, ser cativantes o suficiente para apelar ao clique e ser claros para serem percetíveis para o utilizador. No entanto, um bom título pode duplicar as visitas ao teu artigo. Aliás, os títulos são como a primeira impressão de um artigo e quanto melhor essa impressão for, mais cliques vai gerar.



Cria uma meta-descrição para cada publicação de blog

Caso o teu artigo de blog fique bem indexado, a meta-descrição será o texto que os utilizadores vão ver na pré-visualização nos motores de busca. Além de ser importante em termos de SEO, é também um excelente local para incentivar ao clique. A maioria das plataformas gera a meta-descrição do teu artigo automaticamente, utilizando a primeira frase do artigo. Qual é o problema disto? É que muitas vezes a primeira frase é uma introdução tão simples que não inclui nem a palavra ou frase-chave que escolheste nem é especialmente cativante. Por isso, cria sempre a tua própria meta-descrição de forma estratégica. Esta tem de ser convidativa, explicar o que vais oferecer no artigo e incluir as palavras-chave.



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Inclui a tua publicação de blog numa categoria

Reparo que existem muitos blogs que não categorizam de todo a informação. Porque é que isto é importante? Primeiro, porque ajuda os motores de busca a associar determinadas temáticas ao teu artigo e, depois, é um auxílio na pesquisa dos utilizadores. Desta forma, estás a melhorar a sua experiência de utilização, a gerar a possibilidade dos utilizadores passarem mais tempo no teu site e a gerar a hipótese de criar blocos de conteúdo. No WordPress, facilmente consegues criar uma área de publicações relacionadas, com a categoria que desejares o que, novamente, incentiva o utilizador a continuar a ler os teus artigos. Todas estas ligações, quando bem trabalhadas, podem ser extremamente úteis para funcionar como autênticos funis de conversão e ajudar-te a aumentar o teu valor na visão do público.



Atenção ao url que escolhes

Há plataformas que criam o url para o teu artigo de forma automática, utilizando números, as primeiras palavras do título ou até a data da publicação. Se a plataforma onde costumas fazê-lo é uma delas, lembra-te sempre de definir o teu url manualmente. Porquê? Primeiro, porque idealmente o teu url deve conter a palavra ou frase-chave que escolheste. Segundo, porque incluir datas ou números tende a datar o conteúdo, algo que não queres. Terceiro, porque, se necessitares de alterar o título, o url também vai mudar, o que significa que vais ter de criar um redirecionamento manual, o que só te vai trazer trabalho desnecessário. Se definires o url manualmente, ele fica permanente. Podes mudá-lo, se assim desejares, mas se fizeres alterações ao título do artigo, ele não mudará automaticamente.



Direciona o teu público para outros artigos que possam ser pertinentes

Nos teus artigos de blog, deves sempre incluir links para artigos teus, relacionados com o tema que estás a abordar. Lembra-te: queres que o utilizador passe o máximo de tempo possível no teu site, a explorar os teus artigos e a ver-te como um autoridade nos temas que estás a abordar. E não te preocupes, esta prática não é de todo vista como intrusiva! Isto porque estás a oferecer conteúdo de valor ao utilizador, continuando a oferecer-lhe informação relevante. Colocares links para os teus próprios artigos também é uma excelente prática de SEO, que ajuda a aumentar a relevância e fiabilidade do teu site face aos motores de busca. Idealmente, as palavras às quais agregas o link devem conter também as palavras ou frases-chave que escolheste para esse artigo, ao invés de frases como “clica aqui” ou lê mais aqui”.



Acrescenta produtos-íman nos teus artigos

Se o teu site estiver bem posicionado no Google ou tiveres pins a circular no Pinterest com excelentes impressões, é possível que tenhas constantemente utilizadores novos a chegar ao teu site. A verdade é que a larga maioria desses utilizadores vai ler o que lhe interessa e sair, e tu não vais voltar a conseguir contactar com eles. Estás a perder a oportunidade de reter pessoas que estão efetivamente interessadas no teu conteúdo! É exatamente por isso que deves ter produtos-íman e caixas de formulário nos teus artigos mais bem sucedidos! Desta forma, estás a conseguir o e-mail do utilizador (em troca de algo que realmente lhe interessa) e podes contactá-lo quando quiseres, seja através da tua newsletter ou de funis de conversão.



Não te esqueças de vender!

Não precisas de fazê-lo sempre, mas a maioria dos artigos que escreves devem estar direcionados para um dos teus produtos. Há muitas empreendedoras que se sentem desconfortáveis em vender através de publicações de blog, mas se está a investir o teu tempo a criar conteúdo de valor para alguém que está com um determinado problema, porque não sugerir um produto que lhe possa ser útil? É um excelente momento para tentar converter. Lembra-te que se não tentares vender, dificilmente vais fazê-lo, por isso não percas esta oportunidade. Insere o produto no artigo, explica as suas vantagens e como é que pode ajudar o utilizador.



Mas vender produtos próprios não é a única forma de rentabilizares o teu blog. E não, ao contrário do que muita gente pensa, também não tens de estar completamente dependente de parcerias. No Flash Push “Como Ganhar Dinheiro com um Blog ou Canal de Youtube” partilho todos os truques e dicas para te ajudar a começares a ganhar dinheiro com o trabalho que desenvolves no teu blog. São 15 aulas e exercícios desenhados para transformar por completo o teu projeto! Juntas-te a mim?

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