Quanto cobrar por um post no Instagram?

quanto cobrar por um post no instagram
5 min

Esta é a pergunta para 1 milhão de euros não é? Quanto cobrar por um post no Instagram, um artigo no blog ou um vídeo no Youtube é provavelmente a pergunta que TODA a gente me faz em cursos, no Programa de Mentoria ou em conversas de dia a dia.

Afinal, quanto é que os influenciadores digitais valem? Quanto é que as marcas devem pagar ou estão dispostas a pagar por parcerias com influenciadores digitais? Há um preço base? Há um valor de mercado? Ou cada um cobra o que quiser e paga quem achar que vale a pena?

Infelizmente, como em várias outras áreas, não existe uma tabela. Creio que até mesmo para os poucos que vivem disto os valores podem variar de proposta para proposta. Porque não havendo uma regra, cada um mete na balança os fatores que para si são importantes. A notoriedade da marca, se já usa ou não aqueles produtos, o preço de mercado do que está a ser oferecido, as horas de trabalho que estarão envolvidas, as exigências da marca… tudo isso pode contar para aumentar ou reduzir o valor pedido. E assim andamos todos completamente à deriva, influenciadores e marcas.

Por outro lado, há também aquelas pessoas que não têm como objetivo fazer da criação de conteúdos a sua vida e que aproveitam apenas um boom de seguidores e likes para ganharem coisas de borla, sem se preocuparem com o impacto que isso possa ter no mercado nem mesmo com a durabilidade desse tipo de parcerias. Se eu sou gira, tenho boas fotos, tenho seguidores e as marcas querem enviar-me coisas, porque não aceitar?

Cabe também às marcas perceberem que tipo de pessoas querem a representá-las. Será que tem a mesma relevância o meu produto aparecer na página de uma pessoa que partilha conteúdo de relevo diariamente do que na página de outra que apenas tem fotografias bonitas mas que espremido não dá nem uma gota de conteúdo relevante para quem a segue? Ou será que não é assim tão linear?

 

Quanto cobrar por um post no Instagram?

Como estás a ver não é nada fácil responder à pergunta de quanto cobrar por um post no Instagram, ou noutro lado qualquer. Mas vou tentar ajudar. Descobri recentemente uma calculadora fantástica no site Influencer Marketing Hub. É um dos melhores websites sobre Marketing de Influência e aventuraram-se a construir uma calculadora com um algoritmo que leva em consideração o número de seguidores, o número de likes e comentários, a taxa de interação e a quantidade de publicações realizadas. Sim, o fator “qualidade” está aqui um pouco diluído. A única forma que um algoritmo tem de medir a qualidade é através da interação, partindo do princípio que se uma publicação tem mais interação é porque os utilizadores consideraram que tinha qualidade de alguma maneira. Nem sempre é verdade, mas temo de começar por algum lado.

O número de seguidores e a taxa de interação são normalmente os dois fatores mais relevantes para as marcas. Sendo que a taxa de interação até vem em primeiro lugar, muitas vezes. Isto porque há excelentes micro influenciadores que atuam em nichos muito específicos e que acabam a ganhar muito dinheiro por serem tão especializados.

A parte da qualidade também pode sempre ser analisada pelas marcas, assim como salientada por ti na proposta de parceria ou no media kit. Se és especialista de uma determinada área, provavelmente terás conteúdo melhor do que alguém que fala do mesmo tema mas sem ter qualquer formação. Deves dar isso a conhecer às marcas com quem queres trabalhar.

 

Acede aqui à calculadora do Influencer Marketing Hub e descobre quanto cobrar por um post no Instagram.

 

Este é um bom ponto de partida. E se todos nos guiarmos por aqui pelo menos estamos todos a utilizar o mesmo tipo de cálculo, tornando mais justos e equilibrados os valores praticados.

Pegando neste valor, também poderemos calcular o valor de outro tipo de conteúdos, associando um preço/hora. Se demoro 1 hora para criar uma fotografia para o Instagram (entre fotografar, editar e criar a descrição) e cobro 50€, então parece justo cobrar 150€ por um artigo de blog que me demora 3 horas as criar (texto, fotografias e edição).

 

O que é uma boa taxa de interação?

Segundo o mesmo website, o Instagram é a rede social com uma maior taxa média de interação. Ao contrário do Facebook e do Twitter em que a taxa de interação anda entre os 0,5 e os 1%,  no Instagram a média é de 3%.

Este valor vai diminuindo à medida que o número de seguidores cresce, pois o Instagram é um negócio e considera que se uma conta tem muitos seguidores então ganha dinheiro com isso e consegue pagar artigos patrocinados para chegar aos seus seguidores. Por essa razão, o alcance de contas maiores é sempre menor do que de contas mais pequenas.

Podes guiar-te pelo gráfico abaixo para perceberes se a tua interação está ou não dentro da média para o número de seguidores que tens.

 

média taxa de interação instagram engagement

 

Lembra-te que os números não são tudo, a tua maior preocupação deverá ser criar bom conteúdo. Se o fizeres, atrairás seguidores e marcas com toda a certeza! Um bom conteúdo tem muito impacto quando a questão é quanto cobrar por um post no Instagram, ou noutra rede qualquer. As marcas estão cada vez mais atentas à qualidade, aos valores e à credibilidade dos influenciadores. Foca-te em criar coisas para os outros. Percebe exatamente quem é o teu público-alvo e trabalha diariamente para dar a essas pessoas o que elas querem ver. Não te foques apenas nos teus gostos pessoais, nas tuas vontades, nos teus desabafos. TUDO o que publicares no Instagram, blog, Youtube, Facebook ou onde seja deverá ter como propósito resolver um problema ou ajudar de alguma forma quem está do outro lado. Só assim será possível cresceres com consistência e tornares-te numa verdadeira influenciadora digital – e isso, minha amiga, muitas vezes tem muito pouco a ver com números!

 

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