Alinha o teu blog com as novas regras de proteção de dados (RGDP)

regras de proteção de dados para bloggers
3 min

Disclaimer: Este artigo não é uma recomendação legal. Para mais informações sobre o tema, e para aconselhamento legal, deves consultar o site do RGDP. 

Muito se tem falado em toda a União Europeia sobre a GDPR – General Data Protection Regulation, ou, em português, Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGDP). Contudo, se achavas que as novas regras de proteção de dados apenas se aplicavam a empresas, estás muito enganado. Também os bloggers e influenciadores digitais devem preocupar-se e procurar saber mais sobre RGDP para bloggers.

O RGDP, Regulamento Geral de Proteção de Dados, é um conjunto de regras concebidas para que os cidadãos da União Europeia tenham mais controlo sobre a sua informação pessoal. Por isso, se o teu blog recolhe informação sobre um único cidadão da União Europeia, por lei tens de:
• Explicar quem és, porque recolhes dados e durante quanto tempo os vais armazenar – criando uma página de Política de Privacidade
• Solicitar o consentimento dos cidadãos da UE antes de recolher os seus dados
• Permitir aos cidadãos da UE aceder aos seus dados e apagá-los, caso desejem
• Informar em caso de fuga ou rutura de dados

Estás a pensar se estás a recolher dados sem autorização? Lê as opções abaixo:
• Os teus leitores pertencem à UE ?
• O teu blog aceita comentários?
• Tens uma lista de emails na qual está incluída informação pessoal dos subscritores?
• Tens um formulário de contacto no teu blog?
• Tens plugins de segurança no teu blog?
• Usas o Google Analytics?
• Vendes produtos ou ganhas dinheiro com o teu blog?

Se respondeste que sim a pelo menos uma das perguntas, então deves tratar de compatibilizar o teu blog com o RGDP. Mas relaxa, não é nada de difícil.

RGDP para bloggers

Há muitos passos a dar e é responsabilidade de cada um tornar o seu blog 100% compatível com as novas regras de proteção de dados mas, nesta lista, encontras alguns elementos fundamentais que deves otimizar desde já:

  • Emails: Verifica que os subscritores têm, de forma visível, a opção de saírem da tua lista quando quiserem. Ao contrário do que se dizia, não precisas de começar uma mailing list do zero. Se já tiveres opt-ins e a possibilidade visível de unsubscribe, não precisas de lhe mexer.
  • Opt-ins: Garante que todas as formas que tens de recolha de emails e contactos pedem uma permissão explícita para este efeito, nomeadamente com double opt-in (isto significa que depois de subscrever a pessoa recebe um email com um link onde deve confirmar a subscrição).
  • Instala um plugin RGDP: O WP GDPR Compliance é um bom exemplo. Com estes plugins, consegues acrescentar caixas de verificação nos formulários de contacto, comentários e muito mais.
  • Serviços relacionados: Confirma que todos os serviços relacionados que usas no teu blog, tal como os programas de afiliados, sistemas de pagamento, serviços de email marketing, estão alinhados com as novas regras.
  • Certificado SSL: Com este certificado, o endereço do teu blog irá começar como https em vez de http. Poderás precisar de ajuda do teu alojamento para o conseguir.
  • Temas e plugins: Atualiza o tema do teu blog, bem como todos os teus widgets e plugins. Verifica, também, que todos eles estão de acordo com as novas regras. Os que não estiverem, desinstala-os.
  • Atualização do WordPress: Se o teu blog está alojado em WordPress, confirma que estás a usar a versão mais recente.

Caso o teu blog não esteja completamente compatível com o RGPD, a derradeira multa é de 20 milhões de euros (autch!) Mas calma! De acordo com a Comissão Europeia, até se chegar a multas, o processo é o seguinte:

  1. Aviso
  2. Reprimenda
  3. Suspensão do processamento de dados
  4. Multa (até 20 milhões de euros)

Não acreditamos que venham daí muitas chatices para bloggers e influenciadores digitais. Aquilo que temos de fazer é tratar os dados recolhidos com o maior respeito e profissionalismo, assegurando-nos que os vamos usar apenas para o efeito que os pedimos. A nossa política de privacidade deve dizer diretamente às pessoas quais são os dados que temos delas, como os usamos e como nos podem geri-los. E, para terminar, devemos garantir que o nosso computador e blog estão protegidos de vírus e ataques cibernéticos, de forma a que os dados de terceiros estejam sempre seguros.

Agora já não tens desculpa! Põe em prática estas dicas e torna o teu blog compatível com o RGPD para bloggers. Embora saibamos que, na prática, a probabilidade de um blogger ser repreendido por esta questão seja reduzida, é também nosso dever ajudar a proteger os dados da população.

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