Torna o teu blog mais fácil de ler

torna o teu blog mais fácil de ler
3 min

O tempo dos templates espampanantes, com cores fluorescentes e cheios de gifs, felizmente, ficou nos anos 90 e no início dos anos 2000. Hoje em dia os bloggers já ganharam um sentido estético mais apurado. No entanto, o elemento visual do teu blog vai muito para além de ser mais bonito – ajuda a que seja fácil de ler. Logo, consegues reter os teus leitores durante mais tempo em cada artigo e que até leiam vários artigos numa única visita.

Torna o teu blog mais fácil de ler e garante que não perdes leitores assim que começam a ler os teus artigos.

Usa elementos visuais

Um artigo só com texto é aborrecido. A nossa vista fica cansada. Sempre que puderes, colocar no corpo do artigo alguns elementos visuais. Pode ser um vídeo, uma imagem, gráficos ou infográficos. Para além de enriquecerem o teu artigo e poderem ajudar a reforçar parte da mensagem que queres transmitir, tornam o artigo mais apelativo. Já para não dizer que o Google favorece em termos de SEO os conteúdos que contêm vídeos e imagens. Descobre onde podes fazer download gratuito de imagens para ilustrar os teus artigos.

Usa uma fonte simples

Escolher a fonte (tipo de letra) que vamos usar no nosso blog é uma aventura. Há tantas opções possíveis que tornam a escolha muito difícil. E o problema é que, muitas vezes, as fontes parecem-nos bonitas mas, no que diz respeito à leitura, tornam-se demasiado cansativas para os olhos.

O ideal é procurar fontes semelhantes às usadas nos livros, pelo menos para o conteúdo dos artigos. Deixa as fontes arrojadas para gráficos e imagens. Fontes clássicas como Georgia ou Arial são escolhas seguras pelas suas linhas simples e design minimalista.

Usa contrastes

Tão importante como a escolha da fonte é a cor da mesma. Longe vai o tempo em que os bloggers (e sites institucionais até!) usavam fontes de cores vibrantes. Tão vibrantes que faziam doer os olhos. Ou tons tão claros que se fundiam no fundo branco. Pois bem, aqui o contraste é o elemento chave.

Se o fundo do teu blog for claro, a tua fonte deve ser escura. Pelo contrário, se o fundo do teu blog for escuro, a fonte deve ser bastante clara. Uma combinação clássica é a letra preta, ou cinzenta escura, num fundo branco. É a mais fácil de ler.

Mas isto não significa que não possas também brincar com as cores. Deixa-as é para momentos específicos. Por exemplo, subtítulos, links ou citações.

Ter fontes grandes

Nem 8 nem 80. O tamanho da letra ajuda os artigos a serem melhor ou pior lidos. Já basta que estejamos a ler num ecrã (computador, tablet ou telemóvel). Não precisamos de dificultar a tarefa aos nossos leitores ao colocar letras minúsculas.

Entre 10 e 12 px é o tamanho de letra recomendado para conteúdos online. No entanto, graças à utilização maciça de ecrãs mais pequenos, como o telemóvel e tablet, para ler os artigo, tem-se visto um aumento do tipo de letra entre os 14 e os 18px. Assim, a leitura fica facilitada nesses aparelhos.

Ainda assim, não deves esquecer que a letra dos títulos e subtítulos deve ser ainda superior.

Escolhe um fundo simples

A simplicidade faz-se não só na escolha do template como, também, na cor do fundo. Já vimos que um fundo branco é a opção mais segura para quem quer que a legibilidade seja maior. Por outro lado, também permite que as imagens ou gráficos colocados no artigo ganhem maior destaque. Por isso, esquece os fundos gradientes, padrões ou fotografias como fundo. Deixemos tudo isso para o século passado, sim? Não vamos deixar que o fundo do nosso blog distraia os leitores daquilo que é realmente importante: o nosso conteúdo.

Estabelece a largura

Entre os 500 e os 800 px de largura é o ideal para manter os leitores focados no teu texto. Se for maior que estas dimensões, eles irão cansar-se antes de acabar de ler o artigo. Também se for inferior aos 500px, será uma largura demasiado estreita e, portanto, irá tornar o conteúdo muito mais extenso, intimidando os leitores.

Faz separações

Ninguém, por hobbie, vai ler testamentos, muito menos na Internet. Portanto, esquece a ideia dos textos corridos. Para que seja bem legível, cada artigo do teu blog deve estar dividido em seções. Os parágrafos serão os teus melhores amigos, bem como as frases curtas. Quando mudares de tema dentro do artigo, não te esqueças de usar os cabeçalhos. Se tiveres WordPress, instala o Yoast SEO para te ajudar a perceber como está a legibilidade de cada artigo.

Recorre a bullets ou listas

Os bullets ou listas serão teus aliados quando quiseres enumerar por tópicos alguns elementos do teu artigo. Pelo menos quando a informação for mais factual ou pequena.

Destaca os elementos importantes

O negrito, o itálico e as citações não estão no painel de edição dos teus artigos por acaso. Eles existem para que possas destacar os pedaços de texto mais importante. Para além de salientar o que queres destacar, ainda ajuda a quebrar a monotonia na leitura. Garante que colocas a negrito ou como citação as frases mais importantes do teu texto.

0

Comentários

Torna o teu blog mais fácil de ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto