WordPress.com vs WordPress.org qual a diferença?

3 min

Escolher a plataforma ideal para alojares o teu website ou o teu blog nem sempre é fácil. Mas se já ouviste falar sobre WordPress provavelmente a maior dúvida é: qual a diferença entre WordPress.com vs WordPress.org.

Pode parecer confuso mas é extremamente fácil e neste artigo vou explicar-te as diferenças, fazer uma comparação das duas opções e dizer-te qual a que mais recomendo.

 

WordPress.com VS WordPress.org

O WordPress é um Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS) que permite a criação e gestão de blogs e sites sem o recurso a programação. É, a par do Blogger (CMS da Google), a ferramenta mais popular entre bloggers.

Esta ferramenta existe em duas versões:

  • na versão de hospedagem gratuita;
  • na versão de hospedagem paga.

WordPress.com é uma plataforma gratuita de criação de blogs, recorrendo a muitas das ferramentas Wordpress mas com diversas limitações em relação à ferramenta completa.

WordPress.org é um site para download da ferramenta Wordpress, uma espécie de aplicação/programa que será posteriormente instalada no teu alojamento e onde poderás aceder através do teu domínio.

Portanto, basicamente, quando fazemos a comparação WordPress.com vs WordPress.org há a tendência de dizer que um é o WordPress gratuito e o outro é o WordPress pago. Mas será que é mesmo assim?

Paga-se para ter o WordPress.org?

O WordPress é gratuito, mas a ferramenta só funciona numa hospedagem própria, por isso existem custos associados a ter um blog/site criado desta forma. Seria o mesmo que dizer que o Instagram é uma app paga. Não pagas para usar o Instagram, mas necessitas de um smartphone para o conseguires fazer. Ou seja, o Instagram não é pago mas depende de outra ferramenta para funcionar.

O mesmo acontece com este WordPress. Não pagas absolutamente nada para o usar mas só funciona dentro de um alojamento pago. Ainda assim, esta é uma forma muito mais profissional de criar um site, e permite total personalização e liberdade.

 

Tabela de comparação WordPress.com vs WordPress.org

WordPress.org WordPress.com
Temas

 

Permite a utilização ilimitada de temas gratuitos, pagos ou customizados. É possível modificar o tema, editar o código, etc.

Temas

 

Só permite a utilização de temas existentes no repositório Wordpress. Não é possível editar o código.

Plugins

 

Permite o upload de todo o tipo de plugins, gratuitos, pagos ou customizados. Isto permite a maximização do potencial do Wordpress.

Plugins

 

Não permite upload de plugins. Existem algumas ferramentas semelhantes a plugins que podem ser utilizadas mas são bastante limitadas.

Custo

 

É necessário comprar o próprio domínio e alojamento.

Custo

 

É gratuito até 3GB de armazenamento. Poderão ser exibidos anúncios do Wordpress no site/blog sem necessária autorização do proprietário. É possível ter um domínio próprio mas é uma funcionalidade paga.

Monetização

 

Permite adicionar qualquer tipo de anúncio ao site/blog. Todo o lucro é do proprietário do site.

 

Monetização

 

Não permite anúncios até se atingir 25 mil visualizações de página por mês. Nesse caso é possível inscrever-se para testar a ferramenta Ad Control onde os lucros do proprietário serão apenas 50% do total gerado.

Manutenção

 

O proprietário é responsável por manter o site atualizado, fazer backups, ter controlo de SPAM e manter o site otimizado.

Manutenção

 

Não é necessária preocupação com este tema, a manutenção é totalmente feita pela plataforma.

Rede

 

Sendo um site independente a forma de o divulgar ficará a cargo do proprietário.

Rede

 

Sendo uma plataforma de blogs existe uma rede que poderá permitir algum tráfego extra para o site. Existe uma secção de “Blog do dia”.

Como sei se o WordPress.org é ideal para mim?

O WordPress é ideal para qualquer tipo de blog ou site. Permite lojas online, portefólios, sites de eventos, sites com sistemas de reservas, blogs, sites institucionais, fóruns, escola virtual… permite praticamente todo o tipo de sites que possas imaginar.

Se estás a criar um blog por hobbie, provavelmente será melhor iniciar numa plataforma gratuita (aconselho o Blogger, mais do que o WordPress.com) e migrar para uma hospedagem própria mais tarde quando achares que é o momento certo para fazer esse investimento. Não irás perder nenhum do teu conteúdo já que o Wordpress permite migrar conteúdo de quase qualquer tipo de plataforma.

No entanto se tens um negócio, é preferível começares logo por criar um site mais profissional e garantir que os teus clientes encontram mais facilmente os teus serviços ou produtos, assim como teres à tua disposição a liberdade de otimizares o teu site da maneira mais conveniente.

 

No geral, não aconselho de todo o WordPress.com. Se tens apenas um blog e queres optar por uma plataforma gratuita ficarás muito melhor no Blogger. A seu tempo, caso o teu projeto evolua e sintas necessidade de maior liberdade, poderás comprar o teu alojamento (aconselho a WebHS ou a Bluehost), instalar o WordPress e migrar o teu conteúdo de forma muito fácil e rápida. 

 

3 comentários

WordPress.com vs WordPress.org qual a diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto