WordPress vs Blogger

3 min

Quando se fala num blogue profissional tudo está em cima da mesa. WordPress vs Blogger, ter domínio próprio ou não ter, comprar um tema ou usar um gratuito…

Em Portugal as plataformas mais utilizadas para a criação de websites e blogs são o Blogger, o Sapo, o WordPress.com e o WordPress.org. As primeiras são gratuitas, permitem que não tenhas que pagar alojamento mas que possas associar o domínio único que adquiriste.

Um alojamento gratuito é sempre a melhor opção se apenas estás a começar um blog por hobbie, até porque no momento em que sentires necessidade de ter alojamento próprio poderás fazer a transição de forma fácil, rápida e sem perderes o conteúdo que criaste até então, por isso não vale a pena investir dinheiro neste campo antes de tempo.

Se o teu blogue começa a ter algum relevo, provavelmente está na altura de te livrares das limitações dos alojamentos gratuitos e adquirires um serviço de hospedagem. Ao utilizares um serviço de alojamento próprio poderás instalar o WordPress.org para criares o teu blogue, é sem dúvida a melhor e mais utilizada ferramenta para este fim, com um interface super intuitivo.

Para perceberes um pouco melhor as diferenças entre um alojamento gratuito e um pago fiz a comparação entre o WordPress (versão de alojamento próprio) e o Blogger.

 

WordPress vs Blogger – vantagens e desvantagens de cada solução

 

WordPress

Vantagens

  • Rápido de instalar
  • Ideal tanto para iniciantes como para avançados
  • Widgets e plugins ilimitados dando um aspeto profissional ao teu site em minutos
  • Total liberdade para criares qualquer tipo de website, escola virtual, loja, fórum…

Desvantagens

  • É necessário pagar anualmente um domínio e um alojamento (recomendo que compres na WebHS – portuguesa – ou na Bluehost – estrangeira)
  • És responsável pelo controlo de SPAM
  • És responsável por fazeres os teus próprios backups, atualizações e otimizações

.

Blogger

Vantagens

  • Plataforma gratuita
  • Interface fácil de utilizar
  • Hospedado nos servidores da Google por isso é extremamente raro que o blog fique offline

Desvantagens

  • As opções de widgets e plugins são limitadas
  • Espaço de alojamento limitado para imagens – se excederes 1Gb tens de pagar por espaço adicional
  • Não és o verdadeiro dono do teu blog, o Google pode apagá-lo se quiser sem te dar qualquer justificação
  • Só permite criar blogs ou websites muito básicos

Desde 2011 que todos os meus projetos estão hospedados em alojamento próprio e que utilizo o WordPress para criar os meus websites e acho que, podendo fazer esse investimento, não faz nenhum sentido queres ter um website pouco profissional no lugar de teres o melhor website possível logo à partida.

Das desvantagens que apresentei para o WordPress a única que é realmente uma “preocupação” é o pagamento, e neste momento as opções começam em pouco mais de 50€ POR ANO. Porque o controlo de SPAM pode ser feito por um plugin, que instalas e fica resolvido. Em relação aos backups, é exatamente a mesma coisa, há plugins que tratam do assunto. Em relação às atualizações, basicamente é clicares no pop-up que aparece a avisar que há atualizações pendentes.

 

Resumindo, numa comparação WordPress vs Blogger o WordPress é claramente muito superior mas porque foi criado para propósitos muito mais profissionais. O Blogger é uma excelente plataforma para criar um blog simples, para começar a “brincar aos blogs” mas não vai muito além disso.

Se estás a iniciar o teu negócio e necessitas de ajuda, não te esqueças de espreitar as minhas sessões de mentoria. Estas sessões têm a duração de uma hora, são completamente personalizadas ao teu negócio e desenvolvidas para te ajudar a criar estratégias ou a resolver qualquer constrangimento que possas estar a sentir com o teu projeto. Juntas-te a mim?

 

Comentários

WordPress vs Blogger

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agir com estratégia é essencial para quem se quer diferenciar.



Subscreve e recebe as melhores dicas
de MARKETING DE INFLUÊNCIA


.

Recursos grátis

  • kit para parcerias com marcas
  • 572 ideias de conteúdo
  • planner de artigo de blog

entra em contacto